Aurora do Pará

Em continuidade às ações de combate aos crimes de violência e exploração sexual, praticados contra crianças e adolescentes, nesta terça-feira, 18, a Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 4ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (4.ª DEAM-V), de Colinas do Tocantins, com apoio da Polícia Civil do Pará, efetuou a prisão de um indivíduo, 32 anos. Homem é suspeito de estuprar uma sobrinha de sete anos, fato ocorrido no dia 29 de fevereiro de 2020.

De acordo com a delegada chefe da 4ª DEAM-V, Lorranny Almeida da Silva, a ação que resultou na captura do foragido da Justiça, é um desdobramento da operação “Purus”, deflagrada pela unidade especializada, no dia 11 de maio deste ano, e que teve por finalidade efetuar as prisões de vários homens, suspeitos de cometer crimes de estupro de vulnerável, contra crianças e adolescentes, nos últimos meses em Colinas do Tocantins.

Durante as ações da referida operação, cinco homens foram presos pela DEAM-V, em Colinas do Tocantins e também em cidades do estado do Pará, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça. Na ocasião, o indivíduo preso hoje, também era procurado pela Polícia Civil do Tocantins, mas como teria fugido para a cidade de Aurora do Pará, não foi capturado. No entanto, após compartilhamento de informações entre as equipes da 4.ª DEAM-V e da Delegacia de Aurora, o homem foi localizado no povoado de Vila Timborana e preso por agentes da Delegacia local, às 6 horas, desta terça-feira.

O crime

Segundo a delegada Lorrany Almeida da Silva, no dia 29 de fevereiro de 2020, durante uma confraternização na casa de familiares, o suspeito se aproveitou de um momento em que se encontrava sozinho com a vítima e a levou para um dos quartos. No local, ele despiu a criança e passou a praticar atos libidinosos com ela.

O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil após o registro de um Boletim de Ocorrência (BO). feito pela mãe da vítima, dias depois. Com o aprofundamento das investigações, foi constatado que, anteriormente, o tio já havia cometido violência sexual contra a criança em outras duas oportunidades.

Diante dos fatos, a delegada representou judicialmente pela prisão do homem, que foi deferida pela Justiça. Contudo, antes de ser localizado em Colinas, o investigado fugiu para Aurora do Pará, onde foi capturado. Ele se encontra preso na Cadeia Pública do município paraense e deverá ser recambiado para Colinas, para que possa responder pelo crime que lhe é imputado.

Com a prisão do indivíduo, a Polícia Civil concluiu as ações da operação Purus, uma vez que o homem era o último dos investigados na referida operação que ainda estava em liberdade. Além disso, para a delegada Lorranny Almeida da Silva, a ação ocorreu em um dia simbólico, uma vez que o dia 18 de maio, marca o dia de conscientização sobre a exploração e abuso de crianças e adolescentes, referentes à campanha Maio Laranja.

“As prisões realizadas no âmbito da operação Purus são uma resposta da Polícia Civil do Tocantins à sociedade de Colinas do Tocantins, uma vez que os crimes cometidos contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, além de hediondos, deixam graves sequelas psicológicas e também físicas, o que pode comprometer o desenvolvimento emocional das vítimas”, disse a delegada.

Lorrany Almeida da Silva ressaltou ainda que por ser um mês de conscientização sobre a exploração e o abuso sexual que são praticados contra crianças e adolescentes, é essencial que toda a sociedade se envolva nessa causa e ajude a proteger as vítimas. “É preciso denunciar qualquer tipo de conduta ofensiva contra as mesmas, pois, assim, estamos protegendo não só a vida e a integridade física das crianças, mas também garantindo que os responsáveis pelos abusos possam ser identificados e responsabilizados pela Polícia Civil, como determina a lei”, enfatizou a autoridade policial.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCinco suspeitos de envolvimento em série de assassinatos no Tocantins são presos
Próximo artigoBandeira busca apoio do Governo do TO para traçar plano e alavancar desenvolvimento econômico de Lajeado