De 27 a 29 de maio, a Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa da 20ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), considerada a maior feira agropecuária do Norte do País e uma das maiores do segmento.

Denominada este ano como Agrotins Virtual, em função da pandemia do novo coronavírus, o evento inova ao ser transmitido, pela primeira vez, via internet, na página www.agrotins.to.gov.br

A programação da Embrapa Mandioca e Fruticultura na Agrotins vai abranger palestras gravadas e ao vivo (webinars), vídeos, podcasts e programas de rádio que vão apresentar cinco tecnologias adequadas ao bioma cerrado, além de promover o lançamento da publicação “Processamento de aipim e de mandioca-brava”.

As palestras foram gravadas por Aristoteles Matos (seccionamento do talo de abacaxi e Produção Integrada de Abacaxi), Davi Junghans (abacaxi BRS Imperial), Fernando Haddad (banana BRS Princesa), Herminio Rocha (Reniva – inovação tecnológica e de negócios para produção de material propagativo de mandioca em escala empresarial) e Helton Fleck (agentes e papéis nos arranjos da Rede Reniva).

Os temas que fazem parte da programação ao vivo, permitindo ao público interagir com os palestrantes, são: Reniva, Produção Integrada do Abacaxi no Tocantins e seccionamento do talo de mudas de abacaxi, BRS Imperial e BRS Princesa.

Tecnologias
Todas as informações sobre as tecnologias, como publicações, podcasts e os programas de rádio Prosa Rural e Dia de Campo na TV, vão estar disponíveis na Vitrine Tecnológica da Embrapa: https://www.embrapa.br/agrotins-2020

Reniva – A Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária se constitui na articulação de diferentes atores da cadeia produtiva da mandioca com os objetivos de produzir, em escala comercial, manivas-semente com elevado padrão genético e qualidade fitossanitária e de permitir a disponibilidade de material em períodos de escassez. Emprega processos de clonagem de cultivares registradas e de materiais crioulos, com comprovada sanidade.

Abacaxi BRS Imperial – resistente à principal doença que ataca a cultura do abacaxi, a fusariose, causada pelo fungo Fusarium guttiforme, que pode levar a perdas superiores a 80% na produção de frutos. O abacaxi BRS Imperial não possui espinhos nas folhas, produz frutos menores que os do tradicional Pérola, com casca espessa, polpa firme, elevado teor de açúcares e excelente sabor.

Práticas de cultivo para a cultura do abacaxi no Estado do Tocantins – O objetivo é orientar o cultivo sustentável do abacaxi, para produzir frutos de qualidade, com custo de produção inferior aos dos cultivos convencionais e de acordo com os padrões atuais de exigência do consumidor. O trabalho é resultado de atividades de pesquisa da Embrapa em parceria com a Seagro e secretarias municipais e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), associações, cooperativas e produtores.

Banana BRS Princesa – A banana tipo Maçã tem alta suscetibilidade à murcha de Fusarium, doença causada pelo fungo Fusarium oxysporum f.sp. cubense, que provoca perdas de 100% da produção e ainda permanece no solo por décadas. Resistente à murcha de Fusarium, a bananeira BRS Princesa tem porte médio a alto e características de tamanho, formato e gosto muito similares aos da Maçã.

ilustrativa

Publicação
De autoria de Luciana Alves de Oliveira, Joselito da Silva Motta, Jaciene Lopes de Jesus, Fabiana Fumi Cerqueira Sasaki e Eliseth de Souza Viana, A cartilha “Processamento de aipim e de mandioca” traz todas as etapas de elaboração de produtos à base de mandioca – colheita, pós-colheita, boas práticas de fabricação, embalagem e rotulagem.

A mandioca-mansa (aipim ou macaxeira) é comercializada como vegetal fresco ou minimamente processada, refrigerada, congelada, pré-cozida (em pedaço ou forma de palito), na forma de purê, chips e bolinhos. Já a mandioca-brava é assim denominada devido ao maior teor de compostos cianogênicos na raiz, sendo utilizada como matéria-prima na produção de farinhas, beijus e tapiocas.

Mandioca
Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do TO já atendeu mais de 65 mil famílias afetadas pela pandemia com entrega de cestas básicas
Próximo artigoPagamento dos salários dos servidores municipais de Gurupi será em dias alternados para evitar aglomeração