A Semarh e a Defesa Civil Estadual fazem a validação dos dados que são confrontados com as informações do Monitor Secas

O mapa do Monitor de Secas apresentou informações sobre o Tocantins referentes ao mês de abril, data de transição do período chuvoso para o período de estiagem no Estado. Os dados mostram precipitações com valores iguais ou superiores a 300 milímetros (mm) no extremo norte e leste do Tocantins, quantidade que, de um modo geral, ficou dentro do esperado para o mês.

As precipitações registradas oscilaram entre 120 e 200 mm no Sul, no Norte as chuvas acumuladas no mês ficaram entre 100 e 400 mm e configuraram entre normal e acima do normal. Já no acumulado do trimestre, apesar de ficar entre 400 mm e 1200 mm, acusou uma forte anomalia na região sul do estado, registrando um aumento da área de seca moderada (S1) no Sul e a um recuo da seca fraca (S0) no Norte, permanecendo inalterada a área com seca grave (S2). Em grande parte da porção ocidental do Tocantins (Oeste) permanece sob condição de impactos de curto e longo prazo (CL), e o restante continua com impactos de longo prazo (L).

A elaboração das narrativas e o processamento dos dados para a elaboração dos mapas são de responsabilidade das instituições parceiras da Agência Nacional de Águas (ANA). As narrativas com a análise mensal dos dados do projeto Monitor de Secas são enviadas para os estados que fazem a validação das informações, conferindo a conformidade dos dados de acordo com a realidade da região.

Segundo o técnico ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Francisco D. Medeiros “essa verificação dos dados por parte dos estados dá força na mecânica que o Monitor de Secas desenvolveu, que é a colaboração de todos no aprimoramento da própria ferramenta”. O servidor ainda destacou que o Tocantins trabalha com os formulários de campo que são entregues aos observadores das Defesas Civis Municipais e Corpo de Bombeiro Militar do Estado. “Após o preenchimento desses formulários a Semarh e a Defesa Civil Estadual fazem a validação dos dados que são confrontados com as informações do Monitor Secas”, pontuou.

No Tocantins, único Estado da região norte do país incluído no programa Monitor de Secas, a verificação das informações é feita pela Semarh. Os dados são disponibilizados mensalmente para a análise e possíveis correções e posteriormente enviados para publicação no site do Monitor de Secas.

Monitor de Secas

O monitoramento pioneiro na região nordeste é usado como modelo em outras regiões do país buscando tornar o acompanhamento uniforme no Brasil. O Monitor tem capacidade de alcançar um novo patamar na história de preparação para a seca por se tratar de um mecanismo de integração da informação nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e agricultura. Assim, a ação permite a inclusão de mais dados, trazendo melhorias para a verificação da seca com mais precisão, facilitando a elaboração de políticas públicas por parte dos gestores municipais e estaduais.

O mapa do Monitor de Secas pode ser consultado através do link

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins entra na fase final da primeira etapa de entrega de kits alimentação para estudantes
Próximo artigoSertanejos Henrique e Juliano doam 1,5 mil máscaras para Polícia Militar do Tocantins