Centro Comunitário do Prata
Centro Comunitário do Prata

Os atrativos naturais mais conhecidos do Jalapão estão ganhando novos reforços, tanto em sua gestão quanto no receptivo. Entre esta terça, 21 e quinta, 23, representantes de seis operadoras de turismo e da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) estarão na região para duas importantes de ações. A primeira é a apresentação do turismo de base comunitária na Comunidade Quilombola do Prata, e a segunda a reestruturação da instância de governança da Região Turística Encantos do Jalapão.

Projeto iniciado pelo Governo do Estado, por meio da antiga Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adtur), executora do planejamento inicial e das oficinas participativas, o Turismo de Base Comunitária no Prata teve sua segunda etapa realizada pelo Instituto Meio, de São Paulo, com financiamento do Fundo Socioambiental Caixa, que realizou capacitações em áreas diversas, como gerenciamento, receptivo, manejo de alimentos, além de investimentos em um site de divulgação na estrutura.

Hoje o Prata possui o Restaurante Sabor do Quilombo e acomodações para receber até 30 pessoas em seis residências da comunidade. Representantes de quatro empresas de Palmas e duas de São Paulo terão oportunidade de conhecer o resultado deste trabalho, com possibilidade de inclusão da Comunidade do Prata em seus roteiros destinados aos turistas que visitam o Jalapão e buscam uma maior conexão com os moradores da região.

Fórum Regional

Visando a participação no Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) está fomentando a reinstalação das Instâncias de Governança Regionais nas sete regiões turísticas do Tocantins. Encantos do Jalapão será o terceiro beneficiado com a criação do Fórum Permanente local, durante

reunião no dia 23, em São Félix. São aguardados representantes de oito municípios, associações e empresas locais, que definirão os integrantes da diretoria provisória e as primeiras ações da entidade.

Em Araguaína, ocorreu nesta terça-feira, 21, a reunião para formação de Instância de Governança da região turística vale dos Grandes Rios.

E nesta quarta-feira, 22, a reunião ocorrerá na região do Bico do Papagaio e será realizada, a partir das 14h no Sebrae de Araguatins.

O Fórum é um espaço democrático que serve de instrumento de comunicação, debate, intercâmbio, articulação, ajuda mútua na solução de dúvidas e problemas, bem como articulação política, social, cultural e econômica, podendo gerar projetos e atividades coletivas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCorretor de gado é sequestrado em Palmas ao ser confundido com pecuarista, suspeito é preso
Próximo artigo‘Apenas assinava dentro dos conformes legais’, diz ex-gestor do PreviPalmas sobre aplicação de R$ 50 milhões