Com a presença de 800 alunos de 90 unidades escolares da região Norte do Estado, teve início, em Araguaína, a 28ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) e a 5ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Estado do Tocantins (Parajets).  As competições vão até o dia 6. A solenidade de abertura foi realizada no ginásio do Sesc, na noite da quinta-feira, 3.

Participam estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares de 17 municípios, nos jogos coletivos de basquete, handebol, futsal, voleibol. E, nas competições individuais, as provas de atletismo, badminton, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e brocha paralímpica.

A solenidade começou com o desfile das delegações representando as 13 Diretorias Regionais de Educação. Os alunos do Colégio Militar de Araguaína apresentaram uma mostra do trabalho realizado na unidade escolar com atividades esportivas, musicais e trabalho de disciplina e desfile.

Para a professora de Educação Física do Colégio Militar de Araguaína, Fernanda Monteiro, os Jogos ajudam os alunos a desenvolverem o trabalho em conjunto e promove a socialização. “O esporte prepara os alunos para enfrentarem obstáculos e vencerem na vida”, frisou.

Para a estudante Kauany da Silva Alves, 13 anos, com deficiência visual, da Escola Estadual São Pedro, do distrito da Jacilândia, município de Araguanã, participar dos jogos tem um sentido especial. Ela foi escolhida para acender a pira olímpica, por ser uma aluna de sucesso e medalhista de prata nas provas de arremesso de peso, nos Jogos Escolares da Juventude, realizado em São Paulo, em 2017. “É um momento de muita emoção”, afirmou.

Kauany contou com a ajuda do colega Denilson do Nascimento Pinto, que foi o seu guia durante o percurso da tocha olímpica.

Além de ser homenageada, Kauany aproveitou para divulgar a escola e o trabalho realizado na educação inclusiva. O diretor da escola, Pedro Antônio Aguiar, estava feliz com os resultados alcançados pelos alunos. “Este ano, continuaremos investindo no esporte como forma de desenvolver as diversas habilidades dos estudantes”, ressaltou.

A estudante Almira Isadora Figueiredo Wanderley, 15 anos, da Escola Estadual José Sequeira, de Wanderlândia, está participando dos jogos pela segunda vez. “Por meio dos jogos aprendemos sobre união, sobre a convivência nos alojamentos, sobre o respeito e a sermos humildes. Estamos aqui para vencer no jogo e na vida”, frisou.

Participaram da abertura dos Jets, em Araguaína, alunos da Escola Estadual Ana Macedo Maia, de Porto Nacional e ex-alunos do CEM Félix Camoa, que são medalhistas no Campeonato Brasileiro de Canoagem, na Copa Brasil.

Ainda durante a solenidade, a Diretoria Regional de Educação de Paraíso do Tocantins foi sorteada para sediar a 29ª edição dos Jogos Estudantis do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia prende suspeito de gerenciar uma das ‘bocas de fumo’ mais movimentadas da capital
Próximo artigoMenor é apreendido nas imediações de escola no sul do Estado portando drogas