Há 17 anos, o expositor de animais, Agnaldo Moreira, da Estância Vale Encantado, localizada no Riachão do Jacuípe (BA), traz ovinos à Agrotins para comercialização. Ele considera uma grande oportunidade de negócios para atender os clientes fidelizados e novos. “A produção de ovinos está em ascendência, aqui sempre tenho bons resultados e trago meus animais com segurança, pois sigo os protocolos sanitários e acredito na idoneidade do evento”, disse. Este ano, a feira conta com 573 animais, destes 246 são ovinos, 166 bovinos, 96 caprinos, entre outras espécies.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem uma unidade móvel para fiscalizar a entrada e saída de animais, além de um escritório no local para atendimento aos produtores rurais. “A conferência é feita na entrada da feira, onde são exigidos a Guia de Trânsito Animal (GTA) e os exames específicos para cada espécie, na saída novamente há a conferência documental sanitária, tudo para garantir o cumprimento das exigências para a movimentação de animais”, explica a chefe da unidade local de Palmas, Joseane Martins.

O produtor rural, Rafael Marchiori, da Fazenda Córrego do Meio, de Alvorada (TO), trouxe o gado nelore pela segunda vez na Agrotins. “Na primeira vez vendemos 100% dos animais, desta vez, trouxemos o dobro do ano passado e acreditamos na venda total. Em relação à sanidade, estamos tranquilos, pois cumprimos todas as vacinações contra a raiva, febre aftosa e a brucelose para fêmeas, além disso, confiamos que os outros produtores que trouxeram seus animais também fizeram o seu papel”, avaliou.

Programação

Enquanto alguns comercializam animais, outros seguem a programação de palestras para adquirir mais conhecimento nas áreas animal e vegetal. Nesta sexta-feira, 11, na parte da manhã foram ministradas palestras sobre Uso Seguro e Correto de Agrotóxicos, com o inspetor agropecuário Juliano Milhomem e a Importância da Inspeção Animal em Frigoríficos e Laticínios. No período da tarde, foi à vez dos temas: As bases do Programa Estadual da Ferrugem Asiática da Soja, com Marley Camilo de Oliveira e a Retirada da vacinação contra a febre aftosa, com Márcio Rezende.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAnunciada por Vicentinho, prefeita declara apoio a Mauro Carlesse
Próximo artigoCantor Marcelo Martins se apresenta em Colméia em agenda final com João Lucas