A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) continua com a série de Aulões da campanha #ToNoEnem, em todo o Estado. Cerca de 500 estudantes do ensino médio lotaram o auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), na Avenida Filadélfia, 568, Setor Oeste em Araguaína, para assistirem às aulas das disciplinas de física e química.

Para participar das aulas, os interessados devem efetivar suas inscrições antecipadamente AQUI. Entre os dias 14 e 18 de maio os estudantes de Araguaína efetuaram sua inscrição e a equipe da Educação realizou uma mobilização nas escolas da Diretoria Regional de Educação de Araguaína, com divulgação completa sobre o funcionamento das aulas para a 1ª fase do #ToNoEnem 2018.

Neste ano, a Seduc ampliou o cronograma dos aulões para as 13 diretorias regionais de educação. Depois de Palmas, Araguaína foi o primeiro município a sediar o evento. A previsão é de que sejam atendidos cerca de 20 mil estudantes em todo o Estado, e a iniciativa da Seduc vai intensificar a preparação dos alunos da rede estadual de ensino que irão participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Conforme Giovanna Barbosa, estudante da 3ª série do Colégio da Polícia Militar de Araguaína, essas aulas podem ajudar a garantir um futuro melhor. “Quero ser delegada de polícia, mas primeiro pretendo advogar, gosto muito da área de linguagens, principalmente de língua portuguesa. Deve me dedicar muito, pois a área que desejo ingressar é muito concorrida”, comentou.

Segundo Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues, diretora regional de Educação, de Araguaína, as expectativas são excelentes. “Conseguimos contagiar os alunos e, no segundo dia de inscrição, atingimos a meta de 500 inscritos. Hoje [sábado, 19], lotamos o auditório e estamos felizes pela adesão dos alunos que têm se mostrado sérios e comprometidos com a própria formação. A DRE – Araguaína espera a participação efetiva dos alunos apoiados pela sua escola, e que com esse trabalho possamos garantir que ocupem a universidade e se formem bons profissionais e sujeitos da sociedade”, ponderou.

Calzion Júnior Caroba Lima Sá, estudante da 3ª série no Colégio Guilherme Dourado, espera melhorar as chances para ingresso no ensino superior. “Desejo ser médico veterinário, meu pai é um dos meus incentivadores. Ouço dele que ‘o peso de uma caneta é mais leve do que o peso de uma enxada’, quero aproveitar cada momento de estudo, para com isso melhorar minhas possibilidades de ingresso no curso desejado”, afirmou.

De acordo com Jéssica Ribeiro, estudante da 3ª série do Colégio Estadual Castelo Branco, as aulas irão contribuir para o reforço da aprendizagem. “Espero aprender muito hoje com essas aulas. Elas são um pouco diferenciadas. Elas são bem produtivas. Meu sonho é ingressar no curso de Direito. Essa chance é muito interessante. Aulas diferenciadas, aos sábados, e o auditório lotado demonstra que há interesse dos jovens em melhorar seus conhecimentos”, ponderou.

Lucas Antunes Maia estuda no colégio Pré-Universitário. Ele quer ser engenheiro civil. “Meu futuro pode começar por aqui. Tenho incentivo também por parte de meus pais. Estudar aos sábados demonstra que queremos melhorar nosso futuro”, comentou.

Aplicativo #ToNoEnem

Diversas ações são colocadas à disposição dos estudantes por meio da campanha de preparação para o Enem. Dentre elas, destaca-se como novidade um aplicativo, que possibilita aos alunos o acesso a livros, a dicas de estudos, a videoaulas, além de responderem a exercícios e participarem de simulados. Para usufruir dos benefícios do aplicativo, os estudantes devem fazer o download na página da Seduc.

Materiais didáticos específicos serão distribuídos para os 20 mil estudantes concluintes do ensino médio. Também serão aplicados três simulados semelhantes à prova do Enem. As áreas de conhecimento de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação estão contempladas em um conjunto de cinco volumes que serão entregues aos alunos. Os professores terão material de apoio didático para implementar as aulas.

Conforme Adriana da Costa Pereira Aguiar, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, a educação é um meio de acesso aos espaços sociais. “Vamos garantir a oferta das aulas preparatórias para os alunos das 13 diretorias regionais de educação. Todos têm direito de receber uma educação que possa garantir a participação de provas e concursos em condições de igualdade. Com essa campanha para o Enem, nossos alunos poderão realizar a prova com mais segurança, e alcançarem seus sonhos de acesso à universidade ou terem sucesso em qualquer processo seletivo que exige demonstração de conhecimento cognitivo. Demos continuidade a tudo aquilo que é pensado positivamente para o sucesso dos alunos como cidadãos tocantinenses de sucesso. Garantiremos as aulas para todos os alunos de todas as regionais de educação do Estado com metodologias diferenciadas, considerando que cada estudante tem sua maneira peculiar para aprender”, afirmou.

#ToNoEnem 2018

O Projeto #ToNoEnem, no contexto da educação do Tocantins, é uma ação voltada para proporcionar aos estudantes da rede estadual de ensino acesso a aulas preparatórias para o Enem e vestibulares de instituições de ensino superior, diminuindo assim as barreiras socioeconômicas existentes, produzindo efeito imediato com o ingresso de alunos oriundos da escola pública na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e em Faculdades particulares do Estado, com bolsas de estudo integrais e parciais.

Miracema e Porto Nacional

A série de Aulões da campanha #ToNoEnem estão ocorrendo nas diretorias regionais de Miracema de Porto Nacional. Em Porto Nacional, as disciplinas trabalhadas nesse sábado são biologia e física; em Miracema as aulas são de biologia e redação. Trabalha a disciplina de redação o professor Paulo Martins. A física fica na responsabilidade do professor Sandro. Em Porto Nacional, o professor Frederico trabalha os conteúdos de física e o professor Arnould trabalha biologia. Nessas regionais cerca de 440 estudantes serão atendidos pela da campanha #ToNoEnem.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrefeitos marcham à Brasília para debaterem com os três poderes e reivindicar mais recursos para os municípios
Próximo artigoLíder das quebradeiras de coco, Dona Raimunda reforça apoio e diz que ficará feliz com vitória de Amastha