Foto: Divulgação
CNH

O Estado do Tocantins tem 72 horas para restabelecer os serviços de expedição e entrega de Carteira Nacional de Habilitação – CNH. A determinação da Justiça, publicada nesta terça-feira,22, atende a uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE), na última semana.

A decisão estipula o mesmo prazo para que o Detran Tocantins regularize a aplicação de exames teórico e prático com vistas à obtenção da CNH para todas as categorias, em todo o Estado do Tocantins, e apresente um cronograma de emissão das CNHs que estejam há mais de 30 dias aguardando expedição e entrega.

A Justiça também estabeleceu que o Estado deve deixar de se omitir em seu dever de expedir a Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e a CNH, sob pena de fixação de multa diária.

A Ação proposta pelo Promotor de Justiça Miguel Batista de Siqueira Filho, que atua na área de defesa do patrimônio público e da probidade administrativa, aponta que a paralisação da emissão das CNHs já dura mais de 60 dias, tendo como causa a inadimplência do Estado para com a empresa terceirizada responsável pelo serviço. Esta paralisação, segundo enumera, viola princípios constitucionais da administração pública, em especial os da eficiência, da moralidade, da razoabilidade e da continuidade do serviço público.

Reportagem veiculada na mídia local no mês passado destacava que mais de 12 mil CNHs encontravam-se pendentes de confecção.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProjeto de Wanderlei que proíbe apreensão de veículos com IPVA em atraso se torna referência no Maranhão
Próximo artigoVereador de Araguaína Soldado Alcivan assume secretaria de estado