Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Deficiência na saúde, requerimento na justiça impõe multa ao governador por descumprir liminar
    NORTE

    Deficiência na saúde, requerimento na justiça impõe multa ao governador por descumprir liminar

    Por Norte do Tocantins18 de maio de 2018
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Secretaria da Saúde / TO
    secretaria da saude

    O Ministério Público Estadual (MPE) requereu à Justiça que seja imposta multa ao Estado do Tocantins, ao governador do Estado e ao secretário da Saúde em razão do descumprimento de liminar que determina a regularização dos plantões médicos da especialidade de ortopedia no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

    Segundo é requerido, a multa deve ter valor diário de R$ 10 mil para o Estado e de R$ 1 mil para o governador e para o secretário.

    A liminar que obriga a regularização dos plantões, com a disponibilidade de médicos 24 horas por dia, todos os dias da semana, foi expedida em 5 de junho de 2017, mas nunca foi cumprida.

    Segundo informações atualizadas, coletadas junto à Diretoria-Geral do HRG pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, a unidade hospitalar está funcionando com disponibilidade reduzida de ortopedistas. Em maio, só houve duplas de médicos em plantão (condição para a realização das cirurgias) entre os dias 1 e 11 e nos dias 16 e 17. A partir do dia 21, sequer haverá médico ortopedista no HRG, conforme consta na escala médica.

    Ainda de acordo com as informações coletadas, oito pacientes encontram-se internados desde o final de abril, à espera de cirurgia, em razão da indisponibilidade de ortopedistas. Enquanto isso, três pacientes foram encaminhados para hospitais públicos de outros municípios do Estado, sem qualquer critério, onde certamente continuarão esperando por uma eventual realização de cirurgia, avalia o Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, que vem atuando no processo judicial.

    O representante do Ministério Público também destaca que a espera por cirurgia ortopédica pode agravar o quadro dos pacientes e causar danos irreparáveis à sua saúde. No caso dos pacientes que são transferidos para outras unidades hospitalares, ele acrescenta que há desconforto e insegurança para os enfermos e suas famílias.

    A Ação Civil Pública que requer a regularização dos plantões médicos na especialidade de ortopedia no Hospital Regional de Gurupi é do ano de 2016.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorHomem é morto com tiro na cabeça no sul do Tocantins
    Próximo artigo Tribunal Regional Eleitoral nega candidatura de Mário Lúcio Avelar ao governo
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.