A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa encerra nesta quarta-feira, 31. Mas, a comprovação do procedimento que terminaria no dia 10 de junho foi prorrogada para 12 de junho. Até o momento, mais de 80% dos bovídeos (bovinos e bubalinos) já receberam a dose da vacina. A Agência de defesa Agropecuária (Adapec) continuará com o horário de funcionamento ampliado, de 7h as 18h30, em 43 unidades de serviços até o dia 19 de junho. Antes o horário de atendimento era das 12h30 as 18h30.

A Agência espera receber até o término do prazo, aproximadamente 56,5 mil produtores rurais cadastrados, que detém 8,6 milhões de bovídeos. “Ampliamos o horário de funcionamento e prorrogamos o prazo para declaração, visando agilizar o atendimento aos produtores rurais e colaborarmos para que todos cumpram o seu papel”, afirmou o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

O produtor que deixou de vacinar o rebanho poderá ser multado em R$ 5,32 por animal. Se vacinar, porém não declarar será multado em R$ 127,69 por propriedade. Em ambas as situações, a ficha poderá ser bloqueada e os pecuaristas ficarão impedidos de transitar os animais, até regularizarem a situação. “Pelo nosso sistema, sinalizamos os inadimplentes, os técnicos irão até a propriedade e realizarão a vacinação acompanhada. De qualquer maneira, 100% do rebanho será vacinado”, explica o gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende.

Horário diferenciado

Confira a lista abaixo dos municípios com escala especial.

Regional de Araguaína Araguaína, Arguianópolis, Aragominas, Filadélfia, Piraquê e Wanderlândia
Regional de Araguatins Araguatins, Tocantinópolis, Nazaré e Buriti
Regional de Colinas Arapoema, Bandeirantes, Colinas, Couto Magalhães, Guaraí e Pau D’arco
Regional de Formoso do Araguaia Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia e Sandolândia
Regional Gurupi Gurupi
Regional de Miracema do Tocantins Miracema do Tocantins e Miranorte
Regional de Palmas Palmas e Rio Sono
Regional de Paraíso Cristalândia, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia, Paraíso e Pium
Regional de Pedro Afonso Itacajá, Tupiratins, e Itapiratins
Regional de Porto Nacional Natividade e Porto Nacional
Regional de Taguatinga Taguatinga, Combinado, Dianópolis, Almas, Aurora do Tocantins, Lavandeira, Porto Alegre e Taipas.
Comentários do Facebook
Artigo anteriorEx-prefeito de Xambioá tem seus direitos políticos suspensos por cinco anos
Próximo artigoJustiça determina que governo e Umanizzare mantenham a regular execução de serviços nos presídios