A Câmara de Palmas vai receber em junho a “Oficina Interlegis, Marcos Jurícos”, cujo foco é voltado para a atualização do Regimento Interno e da Lei Orgânica do Município. A assessoria jurídica do Senado Federal e o corpo técnico do programa estarão na capital realizando o treinamento para as Câmaras Municipais de todo o estado. A oficina será realizada de 27 a 30 de junho, no auditório da Assembleia Legislativa.

“Temos uma comissão que procurou os vereadores, o Judiciário e o Executivo para buscar sugestões, com o objetivo de revisar o nosso Regimento Interno e nossa Lei Orgânica, e teremos agora a contribuição do jurídico do Senado Federal, que vai nos trazer parte do estudo feito no nosso Marco Jurídico”, destacou o presidente da Casa, José do Lago Folha Filho.

Os marcos jurídicos são documentos que regem o funcionamento das casas legislativas e a organização dos municípios. De acordo com Folha, o da Câmara de Palmas está desatualizado e essa revisão é necessária para que os trabalhos possam ser desenvolvidos da melhor forma possível, dentro da atualidade.

A oficina sobre os Marcos Jurídicos e a implantação do Programa Interlegis fazem parte do pacote celebrado entre a Casa de Leis palmense e o Senado Federal, que visa modernizar e trazer mais transparência para os trabalhos realizados pelos vereadores.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Senado Federal, desenvolvido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), e tem como objetivo modernizar e integrar o poder legislativo, além de promover maior transparência. No pacote são oferecidos gratuitamente cursos e tecnologias para melhorar e dar mais visibilidade ao trabalho dos parlamentares. A implantação do programa na Câmara de Palmas permitirá uma economia de 3,5 milhões aos cofres públicos.

Veja abaixo as tecnologias oferecidas por meio do programa:

Portal Modelo

É um portal pronto para uso que permite que a Casa Legislativa crie e publique gratuitamente o seu próprio site na internet de forma autônoma e sem a necessidade de contratar serviços especializados. Uma das vantagens é a tecnologia utilizada, muito simples e intuitiva, que permite personalizar e gerenciar todo o conteúdo.

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal. Tudo o que a população precisa saber sobre as sessões, projetos, leis e a atividade parlamentar estarão à disposição na internet através desse sistema.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSem nomeação integral, aprovados no concurso da Polícia pedem apoio dos parlamentares
Próximo artigoBandidos usam pistola de vacinar animais para assaltos em Augustinópolis