Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A presidenta Dilma Rousseff e a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) inauguram neste sábado (7), em Palmas, a sede da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Os investimentos do Governo Federal na construção da sede, na compra de equipamentos e em outras obras menores somaram pouco mais de R$ 50 milhões. Os recursos que financiaram a obra e o restante do projeto são integralmente provenientes do Orçamento da União, por meio do Ministério da Agricultura, ao qual a Embrapa é vinculada.

No evento, serão assinados diversos atos e convênios. Entre eles, o do Projeto Embrapa – BNDES Aquicultura, com investimentos de R$ 57 milhões, sendo 80% do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), 10% do Ministério da Agricultura e 10% da própria Embrapa.

O projeto tem como objetivo desenvolver ações estruturantes e inovação para o fortalecimento das cadeias produtivas da aquicultura no Brasil. Entre os principais desafios estão refinar tecnologias para a tilápia e o camarão marinho, gerar pacote tecnológico para o tambaqui e preencher lacunas de conhecimento para o bijupirá.

O projeto vai durar quatro anos e envolverá várias Unidades da Embrapa que trabalham com aquicultura, além de instituições parceiras Brasil afora.

Na mesma ocasião, também será apresentado o Plano Diretor para o Matopiba (região formada pelo Tocantins e partes do Maranhão, Piauí e da Bahia).

A Embrapa Pesca e Aquicultura

Criada em agosto de 2009, a Embrapa Pesca e Aquicultura desenvolve trabalhos em duas frentes. Uma delas, que reúne as temáticas de pesca e aquicultura, tem pesquisas em âmbito nacional. Regionalmente, na área do chamado Matopiba, trabalha com sistemas integrados e sustentáveis de produção agropecuária.

A construção da Unidade representa o cumprimento de uma meta do projeto “Revitalização e modernização da capacidade intelectual e da infraestrutura física da Embrapa”, constante no Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa). Além do centro no Tocantins, foram criadas a Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop, MT) e a Embrapa Cocais (São Luís, MA), com o intuito de ampliar os temas de pesquisa abordados pela Embrapa e ocupar os vazios institucionais, regiões estratégicas para a pesquisa agropecuária que não estavam sendo cobertas plenamente pelas demais Unidades.

Com a ocupação da sede própria, o centro poderá executar suas ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação com eficiência muito superior àquela que permitem as condições atuais. Desde sua criação, a Embrapa Pesca e Aquicultura ocupava instalações alugadas na capital tocantinense.

A atual chefia da Unidade é formada por Carlos Magno Campos da Rocha (chefe-geral), Eric Routledge (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Alexandre Freitas (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Rogério Sobreira (chefe-adjunto de Administração).

Tecnologias

Durante o evento de inauguração, a Embrapa Pesca e Aquicultura apresentará dois de seus trabalhos: a identificação genética de peixes, que envolve a marcação dos animais por dispositivos de identificação e de rastreamento e a coleta de material biológico para teste de DNA; e um protótipo de entreposto móvel de pescado, que foi desenvolvido em conjunto com as empresas Engmaq (de Peritiba-SC) e Piscis (de Jaguaribara-CE) e consiste numa estrutura, ainda em fase de avaliação, para processamento de peixes.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo afirma que Siqueira, mesmo com autorização legislativa, optou por não instituir cobrança por inspeção veicular
Próximo artigoMarcelo Miranda é denunciado ao MPE por improbidade administrativa