Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Trabalho Infantil é tema de audiência pública em Tocantinópolis
    NORTE

    Trabalho Infantil é tema de audiência pública em Tocantinópolis

    Por Norte do Tocantins18 de maio de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (FETIPA), juntamente com o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Prefeitura e Secretaria Municipal de Assistência Social de Tocantinópolis realizaram na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Ministério Público Estadual a 1ª Audiência Pública contra o Trabalho Infantil.

    O encontro que fora organizado pela Caravana do Norte, é uma estratégia de mobilização e articulação das entidades e órgãos parceiros com o objetivo de buscar uma interlocução com o Governo Municipal para pactuar metas e prazos para o enfrentamento do trabalho infantil. Propõe ainda, a mobilização da sociedade civil, escolas, crianças e adolescentes para, também, discutir o enfrentamento ao trabalho infantil existente no município.

    O auditor fiscal do Ministério do Trabalho e presidente do FETIPA, Jalson Jácomo do Couto esclareceu que o trabalho do menor de 18 anos não é proibido em geral, mas que possui regras específicas para acontecer. “A Lei do Menor Aprendiz deve ser respeitada e serve para mostrar como um jovem a partir de 14 anos pode entrar no mercado de trabalho. Não é vedado ao menor o direito do trabalho, no entanto, ele deve estar protegido pela lei para trabalhar, ter sua carteira assinada na condição de menor aprendiz, horário específico que não impeça o estudo, capacitação e educação direcionada para a atividade que pretende seguir. É preciso deixar claro que não se trata de proibir o jovem de trabalhar, mas, sim, de encontrar um trabalho adequado para ele dentro da lei”, esclareceu.

    De acordo com as pesquisas e levantamentos realizados, o Brasil tem sido bem sucedido com relação às políticas públicas, as quais são adotadas para a erradicação do trabalho infantil, o qual tem declinado, de forma acentuada, desde o início dos anos 1990. Entretanto, mesmo com os avanços registrados na última década, mais de 1 milhão de crianças de 10 a 14 anos, ou 6% do total, ainda trabalhavam no Brasil em 2010. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o problema é mais grave na região Norte, onde praticamente uma em cada dez crianças exerce alguma atividade remunerada ou não.

    Já no Estado do Tocantins, o censo demográfico de 2010 (IBGE) constatou que em algumas cidades há casos de trabalho infantil entre crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Diante desses resultados, foram realizadas diversas audiências públicas em várias cidades do Tocantins. Neste ano de 2015 como se aproxima o cumprimento de metas, este fórum deliberou por realizar audiências públicas nas demais cidades que tenham altos índices de trabalho infantil, sendo uma delas, a cidade de Tocantinópolis.

    Considerando que um dos objetivos da Caravana do Norte é a interlocução com os gestores municipais, a fim de pactuar metas e prazos para a prevenção e erradicação do Infantil, a secretária de Assistência Social, Maria das Graças Carneiro, que na ocasião representou o prefeito Fabion Gomes, se comprometeu assinando o termo de compromisso, se comprometendo a cumprir e prazos metas para o município de Tocantinópolis erradicar o trabalho infantil.

    Segundo a secretária Graça Carneiro, “o município tem a responsabilidade de contribuir para que essas ações aconteçam de maneira positiva, pois na própria Constituição está apregoado que é dever do poder público e da sociedade civil arcar com esses deveres. E enquanto social, a Secretaria estará à disposição de cada munícipe para ajudar e oferecer os trabalhos sociais disponíveis no município”, destacou.

    O cata-vento

    O elo entre as caravanas estaduais é simbolicamente marcado pelo cata-vento colorido. O cata-vento – símbolo nacional e mundial da luta contra o trabalho infantil – é o ícone da Caravana do Norte e foi entregue à secretaria de Assistência Social, Maria da Graças Carneiro, pelo aluno da Escola Paroquial Cristo Rei, Hatus Nietzze, que posteriormente fora entregue ao prefeito Fabion Gomes.

    Caravana do Norte

    A Caravana do Norte tem como objetivo articular a sociedade civil e autoridades públicas para fortalecer as ações locais no enfrentamento ao trabalho infantil e definir estratégias de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. É coordenada pelos Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil dos sete estados da região Norte do Brasil, com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

    Presenças

    O evento contou com a presença da secretaria de Assistência Social, Maria das Graças; do presidente da FETIPA, Jalson Jácomo do Couto; do aluno do CEM Darcy Marinho, Abraão Ferreira de Melo, que na oportunidade representou os adolescentes; dos vereadores Aderson Marinho – presidente da Câmara Municipal e Eleny Araújo; do representante da Defensoria Pública, Isabel Sabóia; da secretária da Mulher e primeira-dama, Clemilda Borges; da secretária de Educação, Marly Fonseca; da assistente social, Kalline Pinheiro; do representante da secretaria de Esporte e Juventude, Emerson Guimarães; do presidente do CMDCA, Lázaro Gomes Leite; do representante do Conselho Tutelar, Márcio Andrade; do representante da Bonasa Alimentos, Odilon Barbosa; da coordenadora do CRAS, Ana Célia Lima; da coordenadora do CREAS, Rosângela Rosa de Jesus; do representante do Grupo dos Desbravadores da Igreja Adventista, Daniel Cardoso; dos alunos das escolas Walfredo Campos Maia e Pe. Guiliano Moretti e da Banda Municipal; dos integrantes do grupo de deficientes físicos do CRAS e sociedade em geral.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorJovem vai visitar parentes em Araguatins, furta motocicleta e vai preso
    Próximo artigo Crateras em Araguatins: População está prejudicada e indignada com inércia do prefeito
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.