Equipamentos estão sendo instalados em postes
Equipamentos estão sendo instalados em postes
Equipamentos estão sendo instalados em postes

Com o objetivo de melhorar a mobilidade e oferecer mais segurança para veículos e pessoas que utilizam as vias de Araguaína, o trânsito da cidade está passando por modificações significativas. Depois das ciclofaixas e da sinalização horizontal, desde a semana passada as equipes da Prefeitura estão realizando a instalação de radares eletrônicos novos, que devem estabelecer os ordenamentos propostos.

Ao todo serão 67 equipamentos. No primeiro momento, serão instalados 28 radares fixos de velocidade, capazes de fotografar a placa dos veículos que excedem a máxima permitida e comprovarão a infração quanto a multas dos condutores infratores. Além dos 5 pontos que serão instalados nessa primeira etapa, a Prefeitura também está adquirindo um radar eletrônico móvel, capaz de capturar imagens de até duas avenidas simultaneamente.

Quem passou pela Flor de Liz e Marginal Neblina nos últimos dias, pode observar que três equipamentos estavam sendo instalados em postes na via. Outras regiões que terão ajustes também serão a Cônego João Lima, Avenida Filadélfia, Santos Dumont e José de Brito, vias com grande fluxo de veículos e pessoas.

Nos próximos meses, também devem ser instaladas 10 lombadas eletrônicas (redutor de velocidade), que medem a velocidade dos veículos, e mais 28 radares mistos fixos de avanço e velocidade nas faixas de pedestres e semáforos, que irão fotogravar motoristas que pararem sobre a faixa, avancem sinais vermelhos ou ainda que estiveram acima da velocidade permitida na via.

Intervenções

De acordo com o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Araguaína (AMTT), Gustavo Fidalgo, a medida visa comportar o trânsito de nossa cidade, que está em constante crescimento. “Após a instalação de todos os equipamentos de alta tecnologia, o Inmetro fará a aferição. A previsão é que até o final desta semana parte dos radares estejam já funcionando”, afirmou Fidalgo.

Ele explicou também como devem funcionar os radares fixos e o método não intrusivo. “Quando um veículo passa, feixes infravermelhos e sensores calculam a velocidade e aciona a câmera que capta as imagens dos veículos que estiverem acima do permitido no local. O sistema é independente para cada faixa, ou seja, se dois carros passarem ao mesmo tempo um do lado do outro em um radar, ele consegue diferenciar a velocidade”, disse.

“Com os novos equipamentos queremos conscientizar e educar o araguainenses a transitarem dentro da velocidade permitida nas vias evitando assim acidentes e atropelamentos de pedestres”, finalizou o presidente da AMTT, Gustavo Fidalgo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSuspeitos de envolvimento com roubo de caixa eletrônico são presos em Augustinópolis
Próximo artigoPolícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável, em Miranorte