A Prefeitura de Araguaína recebeu do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Sebrae/Tocantins, no último dia 2 de maio, em Palmas, o certificado que outorga a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O título reconhece que a Prefeitura tem contribuído com o desenvolvimento local, valorizando os pequenos negócios, através de pagamentos de impostos simplificados, facilidade no acesso ao crédito, diminuição da burocracia de abertura e fechamento de empresas, além de aquisição de produtos e serviços de origem das micro e pequenas empresas locais.

A Lei Geral das MPE’s tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios como estratégia de geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia. Para o recebimento do título, os municípios devem preencher alguns requisitos, que dão condições para que as empresas se consolidem no mercado.

Em Araguaína, foram criados os agentes de desenvolvimento, implantada a Sala do Empreendedor, menos burocracia nos processos de abertura de empresas e desenvolvimento da Rede SIM, condicionantes para a certificação.

A Prefeitura também tem se preocupado em adquirir produtos e serviços de micro e pequenas empresas locais. Além disso, Araguaína tem incluído a Lei Geral das MPE nos editais de licitação. A implantação da Lei Complementar Federal 123/2006 é o primeiro passo de uma política continuada de ações voltadas para o benefício dos pequenos negócios, com foco no desenvolvimento local.

Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

A Lei Complementar 123, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, foi criada pelo Governo Federal, em dezembro de 2006, com o objetivo de desburocratizar e agilizar a abertura, fechamento e alteração cadastral dos pequenos empreendimentos, dando ao segmento um tratamento diferenciado e favorecido.

Os Tribunais de Contas atuam na fiscalização e orientação dos gestores a respeito do cumprimento da legislação. A aplicação da Lei propiciará o ambiente legal adequado para o crescimento dos empreendimentos de menor porte e norteará as políticas públicas desenvolvimentistas dos municípios.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPor determinação da justiça neurocirurgias terão que ser regularizadas no HRA
Próximo artigoDeputado pede mais segurança para Araguaína após série de assaltos