Credito: Leila Mel
Credito: Leila Mel
Credito: Leila Mel

O Programa Prefeitura nos Bairros terminou os atendimentos da primeira edição com um balanço positivo. Foram registrados mais de 12 mil serviços e ações sociais disponibilizados pela Prefeitura e parceiros à população. Durante os cinco dias, as comunidades dos bairros Nova Araguaína, Xixebal, Monte Sinai, Ponte, Bairro de Fátima e Vila Azul foram atendidas na Escola Municipal Manoel Lira.

O resultado final da pesquisa de opinião para analisar o nível de satisfação dos moradores sobre o programa apontou mais de 90% da aprovação dos cidadãos em relação ao atendimento, estrutura, programação e organização. Nas próximas edições, a Defensoria Pública e os Correios sinalizaram parceria ao evento.

No desenvolvimento do projeto, a Secretaria do Trabalho e Ação Social, Saúde e Meio Ambiente foram os estandes mais procurados pelos cidadãos da região atendida. Participação em cursos, cadastramento no Bolsa Família, escovação bucal supervisionada, Compra de material reciclável, doação de animais, distribuição de mudas e a atualização do cartão SUS bateram o recorde. Juntas as ações somaram mais de 6 mil atendimentos, somente de adultos.

Atendimento

As ações da Habitação e Desenvolvimento Econômico somaram mais de 700 atendimentos como atualização de cadastro do Programa ‘Casa Para Quem Precisa’, regularização de microempreendedores individuais e a adesão de agricultores familiares ao Programa Compra Direta. O atendimento do ‘É Pra Já’ também foi intenso. Nos dois dias que atendeu, quarta e quinta, 498 pessoas procuraram a equipe para emissão da Carteira de Identidade.

As atrações culturais e esportivas atraíram mais de mil pessoas. Na programação, a comunidade pode assistir a apresentações de alunos da rede municipal, ao show da Xirley, do grupo Artpalco, ao filme “Rio 2” promovido pelo Senar, dançar ao som do ‘Forró do Melhor Idade’ e da banda Embalos do Forró e ainda homenagear o Dia das Mães. No ‘Torneio nos Bairros’, oito equipes competiram na Primeira Copa Prefeitura nos Bairros, que aconteceu no campo de futebol do Setor Nova Araguaína, tendo como campeão o time Nova Araguaína.

Os seis bairros da área de abrangência do Programa recebem durante todo este mês ações de infraestrutura e ambientais, como reconstrução de vias, plantio de gramas e compra de material reciclável.

Prefeitura nos Bairros

O programa consiste em oferecer mais de 60 serviços de ação social, educação, infraestrutura e saúde, além de atividades de cultura, lazer e emissão de documentos pessoais. O programa será realizado em mais 11 regiões estratégicas da cidade, beneficiando os setores.  Além dos bairros, o projeto atenderá também as comunidades rurais, assentamentos e povoados.

O programa envolve uma rede de parceiros, dentre eles, Sebrae, Sesi, Senai, Senac, Senar, Sesc, Saneatins, É Prá Já, Eco Floresta, Unopar, Instituto Damásio, entre outros. A Prefeitura já prepara a próxima edição, que acontece no próximo mês em uma região ainda a definir.

1ª Edição – Prefeitura nos Bairros em números

Total de atendimentos: Mais de 12 mil

Bairros atendidos: 6 (Nova Araguaína, Xixebal, Monte Sinai, Ponte, Bairro de Fátima e Vila Azul)

Ações e serviços: 60

Parceiros: Mais de 10 entidades

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEduardo Siqueira solicita recursos para construção do Hospital de Urgência e Emergência de Palmas
Próximo artigoHomem invade “É Pra Já” e leva cerca de R$ 9 mil reais em dinheiro