O senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) pediu explicações oficiais à Controladoria Geral da União (CGU)  sobre os critérios usados na definição da Escala Brasil Transparente, ranking no  qual o Tocantins aparece em décimo lugar entre os estados com maior transparência pública. Em documento protocolado no Senado semana passada, o senador também pede que o ministro-chefe Valdir Moysés Simão aponte as justificativas técnicas para que o ranking não tenha levado em conta a existência,  atualização e alcance dos portais de transparência de cada ente federativo .

No requerimento, Ataídes observa que a não consideração dos portais de transparência “parece ser um contrassenso, já que tais portais são a ferramenta mais eficiente para que a população conheça a real situação das contas públicas”. O senador relata que, no Estado do Tocantins, o Portal da Transparência vem sendo absolutamente ignorado pelo atual governo e que não foi feita qualquer atualização no site neste ano de 2015.

“O mais grave é que o governo estadual vem descumprindo compromissos financeiros sob o pretexto de que faltam recursos. Sem o Portal, não é possível saber se a carência de recursos é verdadeira ou se o Estado sofre apenas com a má gestão de suas riquezas”, conclui o documento encaminhado à CGU. Uma vez recebido o requerimento, o ministro Valdir Moysés Simão terá prazo regimental de 30 dias para apresentar as informações solicitadas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorServidores públicos do estado cruzam os braços no interior do TO, confira as fotos
Próximo artigoInicia aquisição de alimentos no Programa Compra Direta