Gráfico
Gráfico
Gráfico

O Tribunal de Justiça do Tocantins está entre os três tribunais do país com o maior índice de análise em relação às ações penais em tramitação. De acordo com o “Processômetro” do Conselho Nacional de Justiça – CNJ o percentual chega a 67.8%, atrás apenas do Estado do Acre. O avanço nesse tipo de julgamento foi apresentado em reportagem do Jornal da Globo, da Rede Globo de Televisão, na noite desta quinta-feira (1/5).

A reportagem realizada pelo repórter César Menezes e sua equipe, é a 4ª de uma Série intitulada “Impunidade”. Na produção jornalística o Tocantins se destaca por estar entre os que mais garantem a celeridade dos processos criminais. “Segundo o Conselho Nacional de Justiça, apenas os tribunais do Acre, do Amapá e do Tocantins cumpriram mais de 60% das ações penais dentro do prazo estabelecido pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública”, apresentou o repórter.

Para o desembargador do TJTO Eurípedes Lamounier, gestor da Meta da Enasp, o Poder Judiciário tocantinense não vem medindo esforços para dar mais agilidade a esses processos, diminuindo o sentimento de impunidade por parte da sociedade. “O Tocantins avançou muito com processo eletrônico, implantado em 100% das comarcas, e isso tem sido fundamental para que os processos possam ser analisados com mais rapidez e eficiência. Além disso, a Presidência do Tribunal vêm garantindo um reforço aos juízes por meio do Núcleo de Apoio às Comarcas, auxiliando na análise e julgamento de muitos processos”, afirma o desembargador.

O magistrado ainda reforça a participação do Tocantins na primeira Semana Nacional do Tribunal do Júri, quando foram realizados mais de 20 júris populares. Além disso, o desembargador ressalta o empenho de juízes e servidores e efetiva participação dos integrantes do Sistema de Justiça. “O comprometimento e dedicação dos nossos juízes e servidores vem sendo essencial para a melhoria dos nossos índices, sem falar no trabalho dos colegas do Ministério Público, Defensoria e OAB”.

(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPartidos receberam quase R$ 300 milhões do Fundo Partidário em 2013
Próximo artigoNovo Campus da UFT começa a virar realidade