Pagamento do reajuste está incluso na folha de maio que será paga em 1º de junho
Pagamento do reajuste está incluso na folha de maio que será paga em 1º de junho
Pagamento do reajuste está incluso na folha de maio que será paga em 1º de junho

Mais de 41 mil servidores públicos do Estado comemoram a concessão da revisão geral anual – a data-base – num percentual de 10,8%, concedida pelo governo do Estado aos ativos, inativos e pensionistas da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo. O percentual corresponde à inflação acumulada no período de outubro de 2012 e abril de 2014 e está incluso na folha de maio que será paga em 1º de junho. Ressalta-se que a data-base vai incidir em um aumento de R$ 17 milhões, por mês, na folha de pagamento.

As medidas regulamentando a concessão do benefício foram publicadas no Diário Oficial dessa segunda-feira, 26, e a decisão é comemorada pelos beneficiados. Representantes de diversas categorias de servidores públicos enfatizaram a importância desse ato.

Presidente do Sinpol, Moisemar Marinho
Presidente do Sinpol, Moisemar Marinho

O presidente do Sindicato de Polícia Civil do Estado do Tocantins (Sinpol), Moisemar Marinho, afirma que toda a população tocantinense ganha com o pagamento da data-base. “Nós estamos muito satisfeitos com o fato do governo ter cumprido mais um acordo com os servidores públicos. E destaco que o principal beneficiado é a população que terá servidores mais motivados e dedicados a desempenharem seus trabalhos”, considerou.

Por sua vez, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Pereira Miranda, considerou que este foi “um passo muito importante” que o governo deu em favor dos trabalhadores efetivos do Estado. “Nós entendemos que o pagamento da data-base é um avanço na recuperação das perdas salariais dos servidores, inclusive, em forma retroativa”, frisou.

A possibilidade de aumento do poder de compra dos servidores públicos a partir do aumento nos salários em função da data-base foi destacada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque. Para ele, o governo agiu “de forma sensata em corrigir a defasagem salarial que já estava negociada com os servidores”. “Com este benefício, o Estado repõe as perdas salariais, proporcionando mais a qualidade de vida”, frisou.

Para o presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Tocantins (AOPMETO), coronel Antônio Corsini, a concessão da data-base é um fator que vai motivar a categoria. “Nós ficamos muito gratos pelo o governo do Estado ter cumprido o acordo. Os policiais e bombeiros militares estão muito satisfeitos com o recebimento da data-base, pois essa porcentagem irá melhorar a nossa progressão, motivando ainda mais os militares”, comemora.

Como os demais beneficiados, os militares da reserva e pensionistas também comemoram a reposição salarial, conforme destaca o presidente da Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (Asmir), capitão Raimundo Sulino. “O reajuste de 10,8% acumulados veio em boa hora e irá melhorar a nossa vida”, declarou.

(ATN)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHalum solicita e Grupo Energisa voltará com Luz Para Todos
Próximo artigoVeja como fica uma pessoa que não toma banho por 60 anos