Maura e Danilo já se preparam para as provas do Enem, que serão aplicadas em novembro
Maura e Danilo já se preparam para as provas do Enem, que serão aplicadas em novembro
Maura e Danilo já se preparam para as provas do Enem, que serão aplicadas
em novembro

Termina nesta sexta-feira, 23, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo balanço do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de sete milhões de pessoas já estão inscritas no processo. Os estudantes terão até às 23h59 para acessar o site www.enem.inep.gov.br e garantir participação no exame.

O Enem é gratuito para os alunos que cursam o ensino médio em escolas públicas e para as pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Para os demais, a taxa de inscrição custa R$ 35,00 e deve ser paga até 28 de maio.

Para se inscrever é necessário ter em mãos o número da Carteira de Identidade e do CPF. Os alunos que forem fazer o exame para a certificação devem comunicar no ato da inscrição.

O Enem é composto por quatro provas com 45 questões cada e uma redação, e os exames serão realizados nos dias 8 e 9 de novembro de 2014.

Preparação estudantes

A estudante Maura Freire já está inscrita no Enem e se prepara para as provas. No Colégio da Polícia Militar, onde cursa o 3º ano, ela participa do curso online QG do Enem, com 400 horas de aula abrangendo todo o conteúdo cobrado no exame nacional. Além disso, Maura se dedica estudando em casa. “Estudo duas horas todos os dias e no sábado o dia inteiro; deixo apenas o domingo para ficar com a família”, conta a aluna do curso técnico de Informática, que pretende garantir uma vaga na faculdade de Direito.

Para o estudante Danilo Barros, um bom resultado nas provas vai ajudar a ingressar no curso de Engenharia Ambiental ou Música. Portanto, também já está estudando para o exame. “Nos momentos vagos estou lendo, revisando o material e principalmente, os principais temas do Enem”, afirmou o aluno do 3º ano do Colégio da Polícia Militar.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Sâmia Carvalho, todos os estudantes da rede estadual de ensino vão ser preparados para o exame com programas especiais desenvolvidos em sala de aula. “Como todos os anos, a Seduc busca cada vez mais preparar os estudantes para enfrentar as provas para o ingresso no ensino superior. Cada escola organiza seus calendários escolares com diversas formas de preparatório para as provas do Enem”, explicou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAdolescentes são pegos com arma de fogo após praticarem roubo em comércios
Próximo artigoHalum recebe titulo de Cidadão Palmense