OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Dentre os serviços que são ofertados destacam: convivência e fortalecimento de vínculos para idosos, deficientes e gestantes. As crianças também são inseridas dentro das atividades sociais, para elas é ofertado o CINE CRAS e aulas de violão.

O CRAS de Tocantinópolis trabalha em parceria com o SENAI e SENAR, desenvolvendo cursos de geração de renda (fabricação de bombons, salgados, bordados, e artesanato em geral), dos quais possibilitam geração renda, além de oportunizar a mão de obra da comunidade. Há também uma equipe volante que atende sete povoados do município, levando estas e outras ações para seio familiar rural.

Segundo a Coordenadora e Pedagoga da Brinquedoteca, Maria da Consolação Maciel, com a ampliação da estrutura, o CRAS do Alto da Boa Vista I terá uma brinquedoteca com capacidade para atender cerca de 100 crianças. “Será um lugar de muito aprendizado, diversão e alegria. Poder proporcionar um ambiente desta natureza às crianças é uma forma de amor e carinho. Estamos ansiosos para inauguramos esta brinquedoteca”, comentou a coordenadora.

O CRAS também oferece aos idosos cursos de inclusão digital e aula de ginástica nas Academias da Melhor Idade do Centro e Alto Bonito, onde há uma extensão da unidade. A Coordenadora do CRAS, Ana Célia Lima destaca que os cursos ofertados pelo PRONATEC são realizados em parceria com o CRAS. “Esses cursos possibilitam aos nossos jovens uma opção de aprendizagem e conhecimento, além de estarmos propondo uma opção para o mercado de trabalho e aquecendo a mão de obra local”, disse a coordenadora.

 (Dirceu Leno)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFoi escolhido pela classe Policial nesta terça, nome para disputar cargo de deputado estadual
Próximo artigoMiracema, Novo Acordo e Pedro Afonso recebem quarta regional dos Jets e Parajets