Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governo do Tocantins lança programa de prevenção, assistência e combate à violência contra a mulher
    NORTE

    Governo do Tocantins lança programa de prevenção, assistência e combate à violência contra a mulher

    Por Norte do Tocantins12 de abril de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Programa fornece maior efetividade às ações voltadas à proteção da mulher e ao bem estar social - Loise Maria/Governo do Tocantins

    O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou nesta sexta-feira, 12, o programa Rede Integrada de Proteção à Mulher. O objetivo é unificar as ações e projetos das Secretarias de Estado com as gestões municipais e comunidade, de maneira a construir uma rede integrada para o enfrentamento da violência contra a mulher.

    Representando o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, fez questão de parabenizar a SSP/TO pela construção do projeto. “Fico feliz em saber que esse projeto tem um homem à frente, parabéns ao secretário Wlademir e a toda sua equipe pela condução dessa política de grande importância. Temos que continuar trabalhando fortemente para a proteção das mulheres,  não podemos banalizar a violência, a morte e tenho certeza que logo colheremos excelentes frutos dessa ação. Este Governo é sensível a essa causa e tudo o que pudermos fazer para mudar esse cenário será feito”, destacou.

    Durante o lançamento, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, explicou que devem ser desenvolvidas políticas públicas amplas, de acordo com a realidade de cada município, bem como deve ser fortalecida a participação social.

    “Vamos fortalecer a participação nas políticas inclusivas e desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e Secretaria da Mulher e promover a adesão das prefeituras à rede, por meio da celebração de termos de cooperação técnica. Esse programa vai promover o intercâmbio de informações com indicadores estratégicos dos municípios, como assistência social, saúde e segurança pública, e fortalecendo as ferramentas de combate à violência”, explicou o secretário.

    O programa ainda prevê estimular as delegacias especializadas de atendimento à mulher a desenvolverem ações integradas com os municípios e a sociedade civil visando fortalecer as políticas de proteção e o processo de governança da rede por meio da criação de ferramentas de monitoramento e avaliação de metas.

    A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, lembrou que a responsabilidade pela proteção das mulheres é de todos. “É uma grande alegria poder efetivar essa parceria e fazer com que essa rede funcione de verdade. Uma pesquisa recente aponta que o Tocantins é o segundo estado que mais mata mulher, então esse é um momento de união e de investimento em políticas públicas que façam a diferença na vida das mulheres nos 139 municípios do Estado”, alertou a secretária.

    Também fizeram questão de destacar a importância da rede de proteção, a deputada estadual Claudia Lelis e a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Pollyana Lopes Assunção.

    Investimentos 

    Dentre os investimentos no programa estão a cessão de veículos que possibilitem mobilização adequada aos profissionais envolvidos na Rede e que garantam o desempenho e a efetivação de segurança e assistência às mulheres.

    O deputado federal Carlos Gaguim, que destinou R$ 20 milhões em emendas para o projeto, afirmou que o Estado já é destaque no Brasil, saindo à frente com esse modelo de rede integrada.  “Esse projeto é o primeiro programa integrado em defesa da mulher e ele está saindo daqui. São recursos que coloquei e que a deputada Dorinha, por meio da bancada, se esforçou para manter e hoje comemoramos esse resultado. Fui convidado para estar com a ministra da Mulher, em Brasília, mas disse que não poderia  ir sem a presença do secretário, do governador, da Dorinha para que nossos objetivos sejam alcançados por muitas mãos”, informou.

    A senadora Dorinha Seabra, que, enquanto deputada, era coordenadora da Bancada Federal, explicou que o recurso foi destinado à aquisição de 64 caminhonetes. “Essas caminhonetes vão para municípios conforme os dados e as polícias também vão receber. Mas queremos mais, vamos buscar o Ministério da Justiça para conseguir outras porque essas foram adquiridas por meio da bancada. Parabéns ao secretário e a equipe que pensou nesse programa e em seu funcionamento”, disse.

    A Rede ainda prevê investimento em equipamentos de Tecnologia da Informação e a formação continuada para os integrantes com vistas a uma maior efetividade às ações desenvolvidas.

    Resultados 

    Dentre os resultados esperados com a implantação da rede estão o fortalecimento de operações conjuntas; implementação de ações inovadoras; estratégias assertivas, por meio do trabalho integrado entre as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

    Também espera-se a ampliação qualitativa e quantitativa dos serviços de segurança pública prestados à população em razão de uma rede com grande capilaridade e potencial de integração, bem como a promoção de uma mudança cultural em relação à importância da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorTRE anuncia coletiva de imprensa para tratar sobre as Eleições de 2024
    Próximo artigo No Twitter, Nego Vieira demonstra entusiasmo com a garantia de Wanderlei Barbosa em seu palanque
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.