A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), vacinou na manhã deste sábado,17, 1.843 idosos acima de 67 anos, e profissionais da saúde que foram tomar a segunda dose do imunizante. Também estão recebendo a primeira dose pessoas a partir de 66 anos.

A ação, acontece até às 17 horas, em sete pontos, sendo dois locais em formato drive thru: na Praia da Graciosa e no Ginásio Ayrton Senna. Os outros cinco são pontos fixos: Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Arno 44 (409 Norte); Colégio Estadual Tiradentes, na Arse 82 (806 Sul); Cmei Criança Feliz, no Setor Santa Fé; Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, no Taquaruçu, e na Unidade de Saúde da Família (USF) de Buritirana.

A Semus lembra que os profissionais da saúde devem estar com os nomes nas listas enviadas pelas instituições para serem imunizados.

Os idosos que receberam a primeira aplicação da CoronaVac têm um prazo de 21 a 28 dias para receber a segunda aplicação. Já os idosos que tomaram a Astrazeneca/Fiocruz, o intervalo para a D2 é de 90 dias.

De acordo com a equipe técnica Semus, os idosos que estiverem no prazo precisam ficar atentos tanto para as datas que constam no seu cartão de vacina quanto no calendário de vacinação disponibilizado pela Semus.

Doses de esperança

O servidor público Rodrigo Póvoa fez questão de levar a sogra, a aposentada Lindalva Ferreira da Silva, 72 anos, para tomar a segunda dose da vacina. Para o nosso personagem foi emocionante assistir a cena, porque ele já sentiu a solidão de ver seus entes queridos perderem a luta para a doença. “Eu já perdi dois tios por causa do vírus. Então, agora eu incentivo todo mundo tomar. Deus no comando e confiar que dias melhores virão”, disse ele.

Já a aposentada Lindalva, afirma que se sente aliviada. “Eu estou muito feliz. Doeu um pouquinho a injeção, mas o importante é saber que fui vacinada e estou livre dessa doença. Espero que essa vacina chegue para todos para que possamos voltar à nossa vida normal”, ressaltou.

Durante a ação também teve demonstração de carinho do público para com os vacinadores. O aposentado Fernando Carvalho, após ser vacinado distribuiu esperança para os profissionais da saúde ao entregar bolinhos como forma de agradecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe.

O ato emocionou toda equipe de imunização. “É muito importante e realmente uma injeção de ânimo quando a gente se depara com demonstrações como essa de pessoas da comunidade que valorizam esse trabalho, que é feito com muito amor e dedicação por toda uma equipe que está por trás dessas doses aplicadas”, afirmou a Coordenadora da Central de Vacinas (Cemuv) Elaine Katzwinkel.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGurupi contabiliza 28 novos casos da covid-19
Próximo artigoEx-vereador de Araguatins, irmão Azevedo, colide veículo em poste de iluminação pública