Seguindo o plano municipal de imunização, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) iniciou a vacinação dos profissionais da área de segurança pública contra a Covid-19, na tarde desta quinta-feira, 13, no ponto de imunização na Praia da Graciosa. A primeira etapa de vacinação do grupo, que é um dos considerados prioritários, inclui parte dos efetivos da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e os agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu).

Os profissionais contemplados nesta primeira etapa são os que atuam na linha de frente das ações de fiscalização das medidas de distanciamento. E assim como os profissionais da saúde, desde o início da pandemia as equipes de segurança municipal vêm atuando, incansavelmente, com rondas diurnas e noturnas durante as operações de fiscalização em cumprimento aos decretos municipal para conter o avanço do vírus. Os trabalhos são realizados em conjunto com os órgãos de controle municipal e as demais forças de segurança estadual.

O servidor Clenilson Gonçalves, que é agente de Trânsito há mais de 20 anos no município, foi o primeiro profissional a receber a vacinação. “Esse momento foi um divisor de águas, pois há mais de um ano estamos neste trabalho nas ruas diariamente, tendo contato com o público em geral. E estávamos sim na expectativa de chegar a nossa vez. E isso mostra que a vacinação é o caminho certo para a volta da normalidade”, destacou.

“Nós temos visto até colegas da nossa guarnição que perderam a vida por conta do vírus. E essa oportunidade vem para proteger a nós e também as nossas famílias. Recentemente, eu testei positivo para covid e todos da minha família também pegaram. Graças a Deus não tivemos gravidade da doença. Mas se a vacina chegou, não vamos perder essa oportunidade de se imunizar”, ressaltou o subinspetor da GMP, Evaldo Passos, que lembrou dos colegas que trabalharam na linha de frente e perderam a vida, por complicações da Covid-19.

De acordo com a Semus, as doses que Palmas recebeu destinadas para a categoria nesta primeira etapa possibilitarão a imunização de apenas 6% do grupo. A segunda fase de vacinação deve ser aplicada nos próximos dias com a disponibilização de novas doses pelo Ministério da Saúde.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSTF mantém anulação das condenações de Lula
Próximo artigoEm Palmas, mais de 2 mil pessoas são vacinadas contra gripe nos dois primeiros dias da campanha