Fabion a esquerda e Paulinho a direita
Fabion a esquerda e Paulinho a direita

Diante da pandemia que aflige o Tocantins, o deputado estadual Fabion Gomes, que é tio do prefeito de Tocantinópolis, cidade do Norte do Tocantins, remanejou emenda parlamentar para custeio em ações de enfrentamento e prevenção a Covid-19 para a cidade no valor de R$ 600 mil reais.

Os recursos poderão ser utilizados para a aquisição de respiradores mecânicos, aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), álcool em gel, testes rápidos e insumos hospitalares. Com o Estado de Calamidade, o governo pode fazer compras e contratar serviços e obras sem a necessidade de licitações. Isso facilita o enfrentamento à pandemia, quando se precisa de rapidez na compra de remédios e equipamentos.

De acordo com o deputado Fabion, os recursos remanejados que são parte de emenda parlamentar individual, seriam destinados para aniversários de cidades e temporada de praias. “A liberação emergencial se destina exclusivamente a gastos com a atenção à saúde da população. Tivemos que mudar o objeto, mudar a ação e o destino das emendas para, agora, passarem a ser utilizadas em ações de combate ao coronavírus”, afirmou.

De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que as Assembleis Legislativa e o Congresso Nacional possuem para participar da elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos e direcionando ao seus colégios eleitorais para atender aquela região em específico.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCinco municípios do Bico recebem juntos 1,1 milhão para conter Coronavírus
Próximo artigoÔnibus clandestino que saiu de São Paulo fura bloqueio da polícia na divisa do TO com MA