Divulgação/Foto cedida pelo pesquisador Raul Gonzalez Lima
Divulgação/Foto cedida pelo pesquisador Raul Gonzalez Lima

Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolvem o projeto de um ventilador pulmonar mecânico que poderá ser produzido por fabricantes autorizados, rapidamente e com menor custo, para atender emergências em pacientes atingidos pela COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da iniciativa: https://www.poli.usp.br/inspire. A ação é uma resposta a um pedido da diretoria da Poli e reúne docentes, pesquisadores, alunos e representantes da iniciativa privada. Enquanto um respirador convencional no mercado tem um preço mínimo de cerca de R$ 15 mil, o projeto da Poli permitirá produzir o equipamento a um valor em torno de R$ 1 mil.

“Por suas características, a ação irá viabilizar a construção de alguns milhares de ventiladores a partir de três semanas e ter milhares produzidos em cinco semanas”, explica ao Jornal da USP o engenheiro Raul Gonzalez Lima, coordenador de um grupo de cerca de 40 pessoas envolvidas na iniciativa, que teve início no dia 20 de março.(sp.gov)

Comentários do Facebook
Artigo anterior18º caso de coronavírus confirmado no Tocantins chegou recentemente da França
Próximo artigoCom corpos de mortos por coronavírus nas ruas, cidade do Equador recebe doação de mil caixões de papelão