A visita histórica dos caciques Karajá da Aldeia Fontoura, da Ilha do Bananal, ao governador Mauro Carlesse, ocorreu nesta terça-feira, 9, no gabinete do Governador, no Palácio Araguaia. O encontro foi intermediado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que participou, no mês de março da Festa do Hetohoky, na aldeia localizada no Parque Indígena do Araguaia.

No encontro com o governador, os indígenas entregaram ofícios solicitando apoio para reformas da escola da aldeia e da casa de apoio para recepção dos turistas, além de cursos de capacitação para a comunidade, material esportivo, instrumentos musicais, ação para emissão de documentos e auxílio para desenvolvimento do etnoturismo e ecoturismo na aldeia, visando estruturar e organizar a atividade turística, dentre outras demandas.

“Essa é a primeira vez que um governador do Tocantins nos recebe para ouvir e entender nossas necessidades. Esse encontro foi muito proveitoso, estamos muito agradecidos”, afirmou o cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Izaque Waxio Karajá, ressaltando que as reivindicações entregues ao governador trarão grandes benefícios para aldeia, como a geração de renda por meio do etnoturismo e ecoturismo.

Mauro Carlesse recebeu as reivindicações dos indígenas e sinalizou empenho para que as demandas apresentadas possam ser atendidas. “Sinto-me muito honrado com a visita dos representantes da Aldeia Fontoura. O Governo está empenhado para a construção da estrada que corta a Ilha do Bananal, a T0-500, que irá trazer grandes benefícios para o fortalecimento do etnoturismo, melhorando o acesso dos turistas às aldeias da Ilha do Bananal, e gerando mais renda para os povos indígenas”, explicou o governador.

Para o presidente da Adetuc, Tom Lyra, um dos principais objetivos da visita dos representantes da Aldeia Fontoura foi atingido durante a audiência com o governador, onde as demandas do povo Karajá foram entregues. “Esse encontro demonstra a preocupação e o comprometimento do governador Mauro Carlesse com o etnoturismo e a preservação da cultura indígena, além da relação do Estado com as etnias. Portanto, estou muito feliz por ser um intermediário desse momento histórico e importante para o desenvolvimento do turismo e valorização da cultura Karajá”, considerou Tom Lyra.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJovem de Pedro Afonso mostra os temperos do Tocantins no The Taste Brasil
Próximo artigoAssociados da Assecad têm desconto de 50% no Cine Lumière