Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ayres defende que Campus da Unitins em Paraíso beneficiará todo Vale do Araguaia, estudo será apresentado
    TOCANTINS

    Ayres defende que Campus da Unitins em Paraíso beneficiará todo Vale do Araguaia, estudo será apresentado

    Por Norte do Tocantins24 de abril de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Atendendo a uma solicitação do deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto realizou na manhã desta terça-feira,23, uma audiência pública para debater a implantação da Universidade do Tocantins (Unitins) em Paraíso. Seduc e Unitins deverão apresentar um estudo sobre a instalação do novo Campus.

    O evento, que aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, reuniu políticos e empresários de Paraíso, representantes da universidade e do Governo do Estado. “Trata-se de um debate muito importante não só para o município de Paraíso do Tocantins, mas para toda a região. Acredito no poder transformador da educação e tenho um histórico de luta pela Unitins, desde o movimento estudantil, e vamos continuar buscando o desenvolvimento da nossa Universidade Estadual”, destacou Ayres.

    Existe ainda, de acordo com o deputado Ricardo Ayres, uma urgente demanda dos jovens daquela região que não acesso ao ensino superior público e gratuito. “Aquela é uma região vocacionada ao agronegócio e não há nenhuma formação que contemple essa demanda. É preciso, ao pensar na criação desse campus em Paraíso, garantir a busca por uma área de formação focada na vocação do mercado de lá”, defendeu.

    Na ocasião, o Prefeito em exercício de Paraíso do Tocantins, Celso Moraes, lembrou da dificuldade da maioria dos jovens de se deslocarem a Palmas, Dianópolis ou outra cidade para terem acesso ao ensino superior. “Os problemas que hoje existem em outros campi precisam ser sanados, mas isso não deve servir de desculpa para barrar a expansão do atendimento a Paraiso”, argumentou.

    Já o reitor da Unitins, Augusto Rezende, lembrou que todo o trabalho da Reitoria está focado no lema “Unitins Grande” e que a história da instituição se confunde com a história de fundação do Estado. “Oportunizar acesso ao curso superior gratuito e de qualidade é a missão da nossa Instituição”, disse.

    Segundo o reitor, a abertura do campus não é o maior entrave, mas sim a sua manutenção e estruturação com qualidade de ensino. “Passamos hoje por muitas dificuldades em alguns campus, como de Augustinópolis, onde temos 540 alunos na estrutura da Unitins e mais 580 estudantes da Escola Militar, pois a estrutura é compartilhada. Mas mesmo assim não nos furtaremos de discutir a expansão da Universidade, mas isso tem que ser feito com responsabilidade”, ponderou.

    Encaminhamentos

    Ao final da audiência pública foram extraídos os seguintes encaminhamentos:

    – Agenda para a finalização do relatório de viabilidade para implantação da Unitins em até 30 dias

    – Levantamento do acervo da Unitins doado para União na implantação da Universidade Federal do Tocantins – UFT, para cobrar recursos do Governo Federal para a universidade estadual.

    – Encaminhamento à Assembleia Legislativa, em até 30 dias, o estudo feito para SEDUC para a implantação do Campus da Unitins em Paraíso do Tocantins

    – Destinação de recursos por parte dos deputados estaduais, na LOA 2019, para a instalação do Campus de Paraíso do Tocantins

    – Adotar, inicialmente, a modalidade de estrutura compartilhada para a estruturação do Campus da Unitins em e Paraíso do Tocantins

    – Destinação de emendas impositivas por parte dos vereadores de Paraíso do Tocantins, para a instalação do Campus da Unitins no município

    – Diálogo entre as instituições de ensino superior sobre quais cursos serão implantados no Campus de Paraíso do Tocantins.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorAdapec: Pagamento do Redad será regularizado em quatro etapas
    Próximo artigo Vicentinho Júnior solicita a Ministro do Turismo viabilidade de recursos para a temporada de praias no Tocantins
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.