Paulo Mourão
Paulo Mourão

Ao usar a tribuna na sessão vespertina desta terça-feira, dia 3, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, o deputado Paulo Mourão (PT), avaliou que a cassação de mais um governador em um momento traumático da vida política do estado, representa um desajuste de ordem econômica, orçamentária e financeira, além de uma situação de instabilidade jurídico-constitucional. “Em 9 anos estamos com 6 governadores.  Eu pergunto, qual empresário de bom senso hoje iria investir no estado do Tocantins?”, questionou.

O parlamentar continua o discurso considerando os prejuízos que a população sofre em função dos equívocos dos governantes,  como o desemprego,  a falta de assistência à saúde. “Os servidores sem a garantia que receberão seus salários”, pontuou. “Muitos servidores chegando ao momento da sua aposentadoria, em um estado criado há 29 anos que já tem uma dívida consolidada líquida de R$ 30 bilhões no Instituto de Previdência do Estado . É algo muito desconfortável e preocupante”, lamentou.

“Poderíamos estar falando de projetos de desenvolvimento, de geração de emprego e renda”, considerou. “Mas estamos esperando a regulamentação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para dizer como ocorrera uma eleição dia 3 de junho, sendo que dia 7 de outubro teremos as eleições gerais”, continuou. “Qual é a esperança de um eleitor caminhar hoje para as urnas? Ele vai acreditando em que? Um estado que nem termina as eleições já estão judicializadas, finalizou um processo eleitoral a primeira coisa que acontece são as ações judiciais de investigação e cassação de mandato”, ponderou.

Paulo Mourão entende que o Tocantins é um estado que precisa dar paz ao seu povo. “O cidadão e a cidadã tocantinenses estão assombrados, desesperançados,  desacreditados no político e na política”, afirmou. “Esse é o olhar entristecido que vemos nas ruas, os jovens sem esperança de um futuro melhor, este estado que sonhei estar nele vendo o povo feliz, hoje contínuo lutando, mas entristecido de ver meu povo desesperançado”, declarou.

“Precisamos pacificar a forma de fazer política neste estado, temos que abandonar esse modelo populista, este estado não suporta mais um governo que não tenha a compreensão e o compromisso e o trabalho de efetivas realizações, de estar ao lado do povo, de se comprometer com o povo, promover desenvolvimento, gerar emprego e garantir aos jovens que estão se formando a cada ano oferta de emprego com qualidade de  vida, a ele e seus familiares, foi com esse sonho estruturado que este estado nasceu”, ressaltou.

“Precisamos reunir homens de bom senso e fazermos compromisso de reconstrução desse estado do Tocantins, precisamos multiplicar os bons exemplos, precisamos ser enérgicos em combater corrupção, desmando e falta de compromisso com a sociedade tocantinense. Não podemos mais suportar que pessoas que recebem a titularidade de representar o povo tocantinense, quando se empoderam esquecem que a sociedade é que  é o nosso patrão, são as pessoas que pagam impostos, os empresários, os trabalhadores, comerciantes para quem temos a responsabilidade de dar a resposta, é assim que devemos seguir no processo de reconstrução e esperanças do nosso povo”, sustentou. “Precisamos dar um passo assertivo, não só elegendo um governador, mas um projeto voltado ao povo tocantinense a quem devemos resultado e soluções “, defendeu.

Paulo Mourão recomenda o reenquadramento do estado dentro de um processo de reconstrução, mas observa que o estado vive sob o comando de um governo provisório, em que há necessidade de se entender a dinâmica dos outros poderes: Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público e Contas (MPC) e a própria justiça. “Precisamos ter um pacto de que neste estado a lei será respeitada”, lembrou, ressaltando que o Tocantins já iniciou um processo eleitoral. “Convênios não é legítimo fazê-los porque terão a concepção eleitoreira, politiqueira, populista, gasto de recursos que não estejam no planejamento orçamentário do estado, uma coisa preocupante o governo que saiu mandou de orçamento suplementar mais de R$ 250 milhões  para votação pela Casa”, ressaltou.

O parlamentar encerra sua fala pedindo ao TCE, MPE e MPC que façam o acompanhamento de cada ato que possa comprometer orçamento e despesa financeira  do governo para ver se estão abrigados sob o ordenamento e o arcabouço legal jurídico do Estado. Inclusive afirmou que fará uma solicitação via ofício nesse sentido, em função do processo eleitoral.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTRE define regras para Eleições Suplementares
Próximo artigoSuspeitos de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa são presos em Guaraí