Sisepe/TO
Sisepe/TO

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) enviou ofício ao secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, nesta segunda-feira, 17, solicitando que o governo pare de realizar negociações em nome dos servidores públicos com a Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Fesserto).

Como ressalta o documento enviado ao governo, a entidade não tem legitimidade para realizar nenhuma tratativa acerca do direito dos servidores, já que a atuação de qualquer Federação ‘somente se justifica na ausência de Sindicato representativo da categoria na base territorial, ou quando este ente sindical recusar-se a assumir o seu papel na representação de sua categoria, o que não é o caso no Estado do Tocantins, no qual tem o SISEPE-TO como sindicato geral responsável por todos os servidores públicos com categorias específicas’.

O ofício também salienta que a Fesserto não possui atribuição para representar substitutivamente os sindicatos, uma vez que seu registro sindical junto ao Ministério do Trabalho (MTE) apenas concede a Federação poderes para ‘coordenação das entidades a ela filiadas que tenham representação da categoria profissional dos Servidores Públicos Estadual e Municipal’. Ou seja, a atuação da Fesserto deve limitar-se apenas ao de coordenadora de entidades filiados a ela, jamais de representante de categorias.

No ofício, o SISEPE-TO destaca as repetidas vezes que o governo tem negociado com a Federação, e alertou para o fato de que estas tratativas não têm licitude alguma e não devem ser realizadas em detrimento de outras entidades que representam os servidores públicos.

O documento ressalta também que a federação que tem legitimidade para tanto, é a Federação Insterestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais dos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima, Sergipe e Tocantins (Fesempre), com um registro sindical junto ao MTE que confirma a atribuição de representar ‘os servidores e os empregados públicos civis dos poderes estaduais e municipais, da administração direta e indireta, inclusive dos servidores sob contrato administrativo, dos estagiários, dos exercentes de cargos comissionados e de funções públicas, enfim, de todos os profissionais vinculados juridicamente à administração pública, independente do regime jurídico’.

“Negociações, acordos, reuniões e tratativas relativas aos servidores públicos estaduais precisam ser realizadas entre governo e entidades que tem poder para tanto. A Fesserto está agindo de má-fé ao conduzir supostas negociações com o Executivo, dizendo representar os servidores, quando na verdade, ela deveria apenas fazer o trabalho de coordenadora das entidades filiadas a ela. O governo do Estado precisa respeitar o princípio da unicidade sindical e chamar os sindicatos que tem legitimidade para conversar, não entidades oportunistas”, afirma o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

Ainda no ofício, o Sindicato dá um prazo de 10 dias para o governo se manifestar sobre o requerimento. (Cecília Santos)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSecretaria deve apresentar plano para regularização de cirurgias pediátricas eletivas no TO
Próximo artigoFolha recebe presidente do Sindjor para discutir demandas da comunicação na Câmara de Palmas