Durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 4, o prefeito Ronaldo Dimas efetivou o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável de Araguaína nomeando o presidente e o vice do órgão. Criado em 2013, o instituto será responsável pela implementação de projetos estratégicos para a cidade, como o Araguaína Conectada e o sistema de videomonitoramento.

O órgão será presidido sem remuneração pelo empresário Tiago Dimas. Como vice, foi empossado o advogado e comunicador Arnaldo Filho. O objetivo é ligar diversas secretarias em objetivos comuns para o desenvolvimento da cidade, que poderão ser executados com parcerias, rapidez e efetividade.

O presidente voluntário do instituto, Tiago Dimas, ressaltou a importância do trabalho que será desenvolvido a partir de agora. “O instituto vem para somar, contribuir com a gestão em matérias pontuais, mas com autonomia para auxiliar em projetos estratégicos. Nessa intenção, o prefeito Ronaldo Dimas nos passou a determinação de atender o Município e contribuir no sentido de implantar de fato projetos que já vinham sendo discutidos e muito aguardados pela população”, comentou.

Ainda de acordo com o presidente, a estrutura necessária para o videomonitoramento permitirá envolver não somente câmeras de vigilância, mas uma ampla rede interligada e inteligente. “É um projeto que não fica restrito somente às câmeras nas ruas, mas também à interligação de todos os pontos onde o município está presente”, explicou.

O presidente ainda citou ainda que escolas, creches, unidades básicas de saúde e demais órgãos contarão com uma rede em fibra óptica, o que permitirá implantar outros projetos. “Enfim, é algo mais amplo, o que nos permite denominar o projeto como Araguaína Conectada”, explicou.

Perfis

O presidente Tiago Dimas cresceu em Araguaína, sempre acompanhando o pai, Ronaldo, nos debates sobre a cidade. Tiago é empresário dos ramos do comércio varejista e construção civil. Com bom trânsito em todos os segmentos da sociedade pela sua capacidade de articulação junto a empresários e líderes comunitários, ele já auxiliava a Prefeitura indiretamente em diversas questões, tendo inclusive acompanhado algumas etapas do projeto de videomonitoramento da cidade, como nas visitas a outras cidades onde o sistema já funciona.

Como voluntário à frente do instituto, Tiago tem a missão de ampliar a governança digital da cidade, lançar novas estratégias de atração de investimentos e aplicar a tecnologia e práticas consagradas em outras cidades para melhorar o desempenho da gestão em todas as áreas, articulando-se com entidades não-governamentais, universidades e outras esferas de poder, na busca de parcerias.

O vice-presidente Arnaldo Filho Lima da Silva nasceu em São Bento do Tocantins e mora em Araguaína desde 2008. Graduado em Matemática com especialização em Educação; também é graduado em Direito com larga atuação em Direito Público. É comunicador há 10 anos, mas também foi professor da rede pública estadual e de cursos de graduação. Já exerceu cargo público, como coordenador jurídico da Câmara Municipal de Araguaína em 2016. (Joselita Matos)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSolange Duailibe aponta descaso do Banco do Brasil e requer esclarecimentos
Próximo artigoAraguaína: Paciente cai da maca enquanto é transportado para sala no HRA