Após a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO) cobrar os devidos secretários a conclusão dos concursos da Polícia Civil e Defesa Social, iniciados em 2014, o governo anunciou nesta segunda-feira, 25, que os cursos de formação dos aprovados nos certames deverão acontecer no mês de agosto, sendo ofertados a todos os aprovados no concurso da Defesa Social e estendidos aos integrantes do cadastro de reserva no caso da Polícia Civil.

O concurso da Polícia Civil foi lançado no início de 2014 e as provas aconteceram em junho do mesmo ano. Foram oferecidas 515 vagas para os cargos de delegado, agente, escrivão, papiloscopista, agente de necrotomia, médico legista e perito criminal. Mais de 16 mil candidatos fizeram as provas da primeira fase.

Já as provas do concurso da então Defesa Social foram aplicadas em dezembro de 2014. No total, cerca de 42 mil candidatos se inscreveram, sendo que foi colocado em disputa o preenchimento de aproximadamente 1.250 vagas.

A continuidade nos dois certames vinha sendo uma cobrança incessante da diretoria do Sinpol-TO, que entende que a conclusão dos dois concursos é fundamental para a reestruturação da Polícia Civil. O andamento dos concursos já entrou em pautas de diversas assembleias gerais do Sindicato dos Policiais Civis, buscando medidas para que o governo retomasse e promovesse a continuidade do processo seletivo.

A diretoria do Sinpol-TO continua empenhada em resolver a mudança da nomenclatura dos cargos de agente penitenciário e motorista policial, para Agente de Polícia. A solicitação já foi feita para a Secretaria de Cidadania e Justiça. “A secretária disse que encaminhou o expediente do Sinpol-TO para a Procuradoria Geral do Estado se manifestar”, informou o presidente do Sindicato, Marinho Marinho, acrescentando que sindicato está trabalhando para “a defesa e proteção dos direitos dos policiais civis”.

Helicóptero

Outra ação anunciada fez referência ao helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que entrará em operação ainda nesta semana,  para atender as demandas de segurança e podendo também auxiliar em algumas ações da saúde.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProrrogadas inscrições ao sexto processo seletivo para estágio no Sesc de Araguaína
Próximo artigoSindicato dos policiais civis cobra e governo começa a pagar diárias atrasadas