Em coletiva de impressa realizada na manhã de hoje, 13, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde, o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac) e o Exército Brasileiro – batalhões Infantaria 50-Biz, de Imperatriz (MA), e 23ª Brigada de Infantaria de Selva, de Marabá (PA), repassaram à comunidade o roteiro da programação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Araguaína. Em seguida, agentes de combate às endemias e militares do Exército saíram a campo iniciando as atividades nas residências.

De acordo com o secretário da Saúde, Jean Coutinho, o trabalho em parceria com o Exército é muito importante. “É um reforço das ações que já estamos realizando diariamente na cidade em combate ao mosquito. O trabalho de conscientização em conjunto com os militares, com certeza contribuirá para que mais pessoas recebem orientação”, disse.

O tenente-coronel Eduardo da Veiga explicou que o Exército Brasileiro está passando por várias cidades brasileiras. “Estamos juntos com o Ministério da Saúde em um trabalho constante de conscientização, todos devem ser soldados no combate ao Aedes”, destacou.

A diretora geral do Itpac, Kelen Beatris Lessa, explicou que vários acadêmicos irão participar da ação. “Vamos mobilizar toda nossa comunidade acadêmica visto que uma ação como esta é muito importante não só para os alunos mas, para toda a comunidade”, pontuou.

Ações

Em áreas prioritárias do Município, até sexta-feira, aproximadamente 400 pessoas estão envolvidas entre agentes, militares e alunos. As visitas vão ser em setores onde foram registrados mais números de casos de focos do mosquito e residências onde houve recusa de moradores, impedindo que agentes realizassem a fiscalização.

As casas fechadas também serão visitadas com um chaveiro, que abrirá as portas para a limpeza. As atividades de conscientização com palestras nas escolas municipais estão previstas no cronograma nesta quinta e sexta. Nas praças da Bandeira e do Setor Noroeste será implantada a pista da saúde para as crianças, atendimento médico de aferição da pressão arterial, panfletagem e banda de música.

Comunidade

A técnica de enfermagem Marinalde Noleto disse que ficou emocionada ao ver tantos soldados em sua porta. “Nossa, muito bom! Acredito que todos os moradores devem ficar felizes como eu fiquei”, disse.

A mesma felicidade estava estampada no rosto do aposentado Francisco Alves Barbosa. “Sempre cuido do meu quintal mas receber essa equipe aqui com mais orientações me deixa muito feliz. Vamos todos juntos no exército de combate ao mosquito”, comentou.

Programação

Dia 13 (quarta-feira)

14h às 17h:  Combate ao Aedes – Centro, Eldorado, Jardim Paulista, Senador, Bairro São João, Tereza Hilário, Alto Bonito e Nova Araguaína;

18h às 20h: Tocata da Banda de Músicos do 50º bis e exposição de materiais militares – Na Praça das Bandeiras.

Dia 14 (quinta-feira)

7h às 17h: Palestra nas escolas municipais e competição de tiro no Clube do Tiro;

7h30 às 17h: Combate ao Aedes – Centro, Eldorado, Jardim Paulista, Senador, Bairro São João, Tereza Hilário, Alto Bonito e Nova Araguaína;

8h às 18h: Pista de Combate à dengue, atividades cívico social e Tocata da Banda de Músicos do 50º bis e exposição de materiais militares – Na Praça das Bandeiras e praça do Setor Noroeste;

19h: Palestra com membros do Clube de Tiro – auditório do Centro de Referência do Trabalhador (Cerest).

Dia 15 (sexta-feira)

7h às 17h: Palestra nas escolas municipais;

7h30 às 17h: Combate ao Aedes – Centro, Eldorado, Jardim Paulista, Senador, Bairro São João, Tereza Hilário, Alto Bonito e Nova Araguaína. (Gláucia Mendes)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCantoras lançarão clipe musical com imagens de Araguaína
Próximo artigoMPE denuncia Prefeito de Praia Norte por perseguição e atraso em pagar servidor municipal