Policiais civis durante assembleia geral que encerrou a greve da categoria
Policiais civis durante assembleia geral que encerrou a greve da categoria
Policiais civis durante assembleia geral que encerrou a greve da categoria

Os policiais civis do Tocantins encerraram, em assembléia geral realizada nesta segunda-feira, na sede do Sinpol-TO (Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins), 6 de abril, a greve geral da categoria iniciada em 25 de fevereiro. A decisão de encerrar a greve se deu por unanimidade. Agora, os policiais voltam a trabalhar assim que receberam as suas armas do governo do Estado.

Para encerrar a greve, os policiais aceitaram o pré-acordo proposto pelo governo do Estado, com a implementação do alinhamento salarial previsto pela lei 2.851 no início de 2016. Em relação aos valores referentes à primeira parcela do alinhamento, que deveria ter sido incorporado neste ano, o Sinpol e governo do Estado vão negociar e, nos próximos 20 dias, as duas partes devem ter uma proposta finalizada. Na próxima quarta-feira, 08 de abril, ocorrerá uma reunião entre Sinpol e governo para iniciar o debate do tema.

No pré-acordo, também está acertado que não haverá punições aos policiais grevistas.

O encerramento da greve também foi um voto de confiança a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda. A congressista começou, há duas semanas, a intermediar as negociações entre governo e sindicato e pediu que os policiais confiassem nela e no governo. “A intermediação da deputada foi fundamental para que pudéssemos chegar a um acordo. Ela ajudou que o governo estipulasse um prazo para a nossa conquista, que era a nossa maior reivindicação”, destacou o presidente do Sinpol, Moisemar Marinho.

Greve

Iniciada em 25 de fevereiro, a greve da Polícia Civil foi um movimento para reivindicar o cumprimento da lei n.º 2.851/2014, que teve seus efeitos suspensos por decreto do governador Marcelo Miranda. A lei, conquista histórica da categoria, faz o alinhamento da carreira de cerca de 1,3 mil policiais civis, deixando apenas um nível na corporação.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTradicional Via Sacra emociona o público em Araguaína
Próximo artigoMPE recomenda a todos os prefeitos a efetivação de portais da transparência