Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos
Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADES), realizou nos dias 08 e 09 de abril no auditório da Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis o primeiro Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, destinado aos gestores locais da região, com o objetivo de estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem dos resíduos sólidos. Participaram do evento representantes dos municípios de Tocantinópolis, Santa Terezinha, Angico, Nazaré, Maurilândia, Palmeiras, Aguiarnópolis, Darcinópolis, Cachoeirinha e Luzinópolis.

A programação contou com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais. Com essas ações, a Semades pretende estimular a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos órgãos municipais. Segundo a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, os gestores municipais podem imprimir uma rotina administrativa e operacional mais sustentável, com tecnologias ecoeficientes e limpas para poupar água e energia, e recicle seus resíduos. “Queremos reforçar o compromisso de setores públicos, privados e sociedade em geral com a gestão dos resíduos sólidos municipais”, explica.

FOCO

Além dos gestores municipais, participam do Workshop professores e catadores de materiais recicláveis. O foco para os servidores públicos foi à implantação do Programa A3P, formação de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, elaboração da Agenda 21 Escolar e formação de Fóruns Municipais Lixo & Cidadania. Já para os catadores, a capacitação focou as áreas de empreendedorismo, cooperativismo, captação de recurso e logística reversa, ampliando sua área de atuação.

O evento é uma realização da Semades e do Ministério do Meio Ambiente, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e conta com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria da Saúde, Instituto Natureza do Tocantins, Agência Tocantinense de Saneamento e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente, Diretoria Regional de Ensino e Diretoria Municipal de Assuntos Ecológicos de Tocantinópolis.

(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCésar Halum quer saber se ANAC e Infraero estão fiscalizando preços abusivos em aeroportos
Próximo artigoProva Objetiva do concurso da PRF será aplicada no turno da tarde ; inscrições começaram ontem(09)