450O governo do Estado vem realizando uma série de investimentos na área da segurança pública, para fortalecer o setor e garantir melhoria do atendimento aos cidadãos. Entre as ações, estão a melhor estruturação de delegacias e criação de complexos da Polícia Civil em municípios como Miracema e Araguaína. Agora, a população de Araguatins, município distante 601 km de Palmas, vai receber uma unidade de Delegacia Cidadã, que apresenta um modelo diferenciado, para se tornar referência em qualidade de atendimento ao cidadão.

A licitação para contratação de empresa especializada para construção do prédio foi publicada no início do mês e o resultado deverá ser conhecido a partir desta quarta-feira, 30, com a abertura dos envelopes dos proponentes. A construção da Delegacia na cidade de Araguatins é proveniente da emenda parlamentar do senador Vicentinho Alves.

Atualmente a sede da 10ª Delegacia Regional de Polícia – composta por 14 municípios da região do Bico do Papagaio – funciona em um prédio alugado em Araguatins, e a construção do novo espaço, além de garantir uma estrutura moderna, que será reaparelhada, seguirá os moldes do Programa Delegacia Legal, do Rio de Janeiro.

De acordo com a delegada Suraia Vilela, que atua no departamento de captação de recursos federais, com a implantação da sede própria, em uma área de 282 m², o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), irá garantir um atendimento mais eficaz à população. “É um modelo de delegacia que prevê uma série de modificações, como, por exemplo, a entrada dos presos por uma porta lateral, evitando dessa forma eventuais contatos com as vítimas que ali estejam para fazer o reconhecimento”, disse.

Segundo a delegada, as modificações previstas com o modelo das delegacias cidadãs envolvem desde a construção e reforma, bem como a modificação das rotinas internas, como forma de oferecer conforto ao cidadão. “A gente procurou um terreno bem localizado, próximo ao transporte público, facilitando o acesso das pessoas e oferecendo também melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, garantiu.

Novas unidades do programa Delegacia Cidadã deverão ser construídas no Estado, sendo que a escolha da 10ª região para a construção dessa unidade se deve à proximidade com outros Estados, como o Maranhão e Pará, fator que atrai criminosos a praticar ilícitos na região, devido à grande quantidade de rotas de fuga, principalmente pelos rios Araguaia e Tocantins.

(atn)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAção Global deste sábado, 26, contabilizou mais de 51 mil atendimentos
Próximo artigoPreso com cocaína casal suspeito por tráfico de drogas em Colinas