Tocantinópolis foi a segunda cidade a receber a ordem de serviço para implantação do Pró-Município e trabalhos já tiveram início
Tocantinópolis foi a segunda cidade a receber a ordem de serviço para implantação do Pró-Município e trabalhos já tiveram início
Tocantinópolis foi a segunda cidade a receber a ordem de serviço

O governador interino, Sandoval Cardoso, assinou Ordem de Serviço para início das obras de recuperação do pavimento asfáltico de ruas e avenidas de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio. Ao lado do prefeito Fabion Gomes e outras autoridades, Cardoso deu início aos procedimentos que vão resultar na aplicação de 49 mil m² de lama asfáltica, recuperando vias urbanas em diversos trechos do município. Com 25 frentes de serviço e investimento de R$ 78 milhões, o Pró-Município é um programa que, além de beneficiar a população das cidades atendidas, ainda gera renda a milhares de pessoas, entre operários e comércio local por onde as obras passam.

Tocantinópolis foi a segunda cidade a receber a ordem de serviço para implantação do Pró-Município. A primeira foi Colinas, na região norte do Estado, onde a autorização para as obras foi assinada na última quinta-feira, 10. Para o governador interino, as obras darão uma nova cara aos municípios tocantinenses. “Este é um programa que vem ao encontro dos anseios das comunidades desses municípios. As prefeituras, com a redução do FPM [Fundo de Participação dos Municípios], têm enfrentado grandes dificuldades na hora de realizar a manutenção da pavimentação e o governo do Estado, por meio de convênios, conseguiu atender a esta demanda”, completou.

No cargo desde o último sábado, 5, Sandoval Cardoso destacou ainda que a medida, que chegará a 137 municípios tocantinenses – Palmas e Araguaína fazem parte de uma outra modalidade do Pró-Município -, será um bem duradouro para a população. “Acredito que estas obras tenham uma vida útil de pelo menos cinco anos”, destacou.

As obras do Pró-Município serão divididas, dentro da cidade, em duas etapas: uma para nivelamento das vias e poda das árvores; e a segunda, com a aplicação da lama asfáltica. Ao todo, Tocantinópolis receberá 49 mil m² de recuperação da pavimentação urbana, melhorando a vida da população. “Esta é uma obra muito importante para a cidade, para a região e para o Estado. Este programa dá uma folga maior para os prefeitos. Obras como o tapa-buracos acabam saindo muito caro para as prefeituras”, lembrou o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes.

Secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira frisou a importância da parceria entre Estado e municípios na hora de levar benefícios à população. “O Pró-Município avança, hoje, como o programado. Com este programa, nós vamos recuperar as ruas e avenidas das cidades, levando mais qualidade de vida para a população, com mais trafegabilidade e segurança nas vias”, frisou.

Segurança no trânsito

Durante o evento, a população presente se mostrou satisfeita com o início das obras. Entre os principais motivos para esta satisfação, a possibilidade de mais segurança no trânsito e de menos prejuízos causados pelos buracos que danificam automóveis e motocicletas. Para o mototaxista Antônio Sérgio Guedes de Miranda, a recuperação das ruas e avenidas de Tocantinópolis vai oferecer maior segurança na hora de transportar os passageiros. Além disso, ele explicou que os prejuízos causados na motocicleta, que é seu equipamento de trabalho, são grandes por conta dos buracos. “Para mim, essas obras significam mais tranquilidade na hora de trafegar. Eu acredito que vai dar mais segurança tanto para quem dirige, quanto para os pedestres também”, completou.

 Morador de Tocantinópolis há mais de uma década, o fotógrafo Francisco Cardoso destacou o pioneirismo dessa ação do Executivo estadual e comemorou. “Eu estou achando ótimo. A cidade está precisando e tenho certeza de que a população recebe este recapeamento com muita alegria. Vai deixar a cidade mais bonita e melhorar a vida das pessoas”, frisou.

O Programa

 O Pró-Município é parte de um grande pacote de investimentos que gira em torno de R$ 430 milhões, lançado em outubro de 2013, e que contempla várias áreas da administração pública, como infraestrutura, agricultura, saúde e educação. O programa prevê realização de obras, além de implementação de políticas públicas voltadas ao atendimento dos cidadãos nos municípios. Com a ação do governo do Estado, serão atendidos todos os municípios do Tocantins.

 Se do ponto de vista da população as obras do Pró-Município estão sendo recebidas com satisfação, para os prefeitos que estão na fila, esperando por uma das 25 frentes de serviço, o sentimento é de ansiedade. De acordo com o prefeito Jair Farias, do município de Sítio Novo, a expectativa pela assinatura da Ordem de Serviço lá é grande. “Este é um programa inédito no Estado. Nunca o governo ajudou tanto aos municípios. Além disso, aquece a economia e melhora a qualidade de vida”, disse.

 De acordo com a Agetrans, as frentes de serviço se deslocarão dos municípios maiores para os de menor porte, dentro das sete residências rodoviárias do órgão. De Tocantinópolis, a próxima cidade a receber a assinatura da Ordem de Serviço é Porto Nacional, neste sábado, 12.

Presenças

Além do governador interino, do secretário Kaká Nogueira e do prefeito Fabion Gomes, estiveram presentes na solenidade desta sexta-feira os deputados estaduais Jorge Frederico, Iderval Silva, Amélio Cayres, Luana Ribeiro, José Geraldo e José Bonifácio; os ex-secretários de Estado Olyntho Neto, da Juventude, e Eduardo Siqueira Campos, das Relações Institucionais, além de prefeitos, vereadores e demais líderes comunitários da região.

(atn)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicatos não concordam com tratamento desigual do governo e cobram ajustes para todos
Próximo artigoPrefeitura Municipal de Tocantinópolis fecha as portas em sinal de protesto