Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Governador em exercício Laurez Moreira reúne-se com empresas para tratar de tecnologia que melhora a conectividade e gera impacto na economia
    NORTE

    Governador em exercício Laurez Moreira reúne-se com empresas para tratar de tecnologia que melhora a conectividade e gera impacto na economia

    Por Norte do Tocantins8 de março de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Governador em exercício Laurez Moreira participou de reunião na manhã desta sexta-feira, 8, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com representantes das empresas de telecomunicações / Governo do TO

    O governador em exercício Laurez Moreira participou de reunião na manhã desta sexta-feira, 8, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com representantes das empresas de telecomunicações do Grupo EXP e da norte-americana Infinera. O encontro promovido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) teve como objetivo apresentar os resultados positivos do teste realizado nos primeiros meses de 2024 com a tecnologia Ice X, além de discutir a possibilidade de implementar essa tecnologia na Agrotins 2024.

    Laurez Moreira destacou que a iniciativa é um marco para o Estado. “O Tocantins tem a oportunidade de sair na frente com aquilo que há de mais moderno em termos de velocidade da internet. É isso que nós queremos, fazer o Estado ser exemplo para o restante do país”, enfatizou o governador em exercício, ao lembrar do projeto de digitalização dos serviços prestados pelo poder Executivo estadual.

    A ATI tem buscado parcerias para impulsionar a inovação no Estado, destacando a importância estratégica desse avanço tecnológico. “Desde que o governador Wanderlei assumiu, ele deu como prioridade avançar na inovação. Então, a ATI recebeu essa demanda como prioridade e começou a buscar empresas no cenário nacional e internacional que tivessem interesse em colaborar com esse avanço tecnológico no nosso Estado. A Infinera tinha esse projeto em âmbito mundial e não tinha nenhum parceiro em âmbito nacional. Em busca de um provedor local, encontrou, no Governo do Tocantins, um parceiro para poder começar essa iniciativa no Brasil. Então, nós estamos tendo a oportunidade de ser o primeiro estado a avançar em relação à oferta de conectividade no Brasil, em relação à banda de dados da internet”, pontuou o presidente da ATI, Alírio Félix.

    Agrotins 2024

    O presidente da ATI, Alírio Félix, explicou ainda que a tecnologia consiste em um equipamento, chamado Ice X, implantado na rede que aumenta a largura de banda em até 170 vezes, ampliando a capacidade de transmissão de dados da rede atual. “Este ano, nós vamos atuar na Agrotins, que vai passar de 1 giga, que era ofertado pela empresa local, para 100 gigas. A Agrotins 2024 será a feira com a maior disponibilidade de banda de internet de todo o Brasil”, reforçou.

    O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou a necessidade crescente de conectividade para impulsionar os negócios e o desenvolvimento econômico do Estado. “Atualmente, a conectividade é de extrema importância para os negócios acontecerem. O Governo do Tocantins vem fazendo um esforço muito grande para ofertar esses serviços e, agora com isso, a gente traz uma comodidade maior”, comentou o secretário, que continuou: “esse avanço tecnológico beneficiará muito as empresas que expõem na Agrotins, sobretudo aqueles negócios que acontecem e necessitam de um acesso rápido e seguro ao wi-fi”, concluiu.

    Ice X

    O CEO do Grupo EXP, Suelismar Caetano, contou que a empresa tem experiência no setor público e que atende o Governo do Tocantins há 17 anos, oferecendo serviços de internet. “Por meio de uma parceria, a empresa Infinera e a Tellescom, que são as desenvolvedoras dessa nova tecnologia, que com a estrutura atual, sem a gente lançar nenhum cabo de fibra, sobrepõem ao que nós já utilizamos atendendo nossos clientes, e multiplicam essa capacidade por até 170 vezes. Ou seja, a gente sai de um anel óptico de 100 gigas para 17.5 terabytes de largura de banda”, exemplificou, ao citar o entusiasmo em implementar esta tecnologia na Agrotins deste ano, evento que sua empresa atende há 13 anos.

    O representante da Infinera Corporation no Brasil, Alexandre Salomão, destacou os benefícios e as características da tecnologia demonstrada. “A principal característica da tecnologia que nós estamos demonstrando é você poder utilizar a sua infraestrutura de fibra óptica já existente, normalmente utilizada para aplicações com velocidades de 10 gigas no máximo e você passa a ter até 200 gigas de capacidade, nessa mesma infraestrutura de fibra”, explicou.

    A reunião também contou com a presença do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima; e de representantes das empresas FiBrasil e Infinera, incluindo o diretor de Marketing (CMO) da FiBrasil, Alex Jucius; o diretor comercial e Parcerias da FiBrasil, Paulo Augusto Donini; o diretor comercial da Infinera Corporation, Carlos Eduardo Oliveira Diogo; e o representante da Tellescom, Paulo Rodrigues Amaral.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPreso em Guaraí, faccionado condenado a mais de 11 anos de prisão por tráfico roubo e homicídios
    Próximo artigo Na busca de investimentos de mais de R$ 200 milhões com BID, governador do TO participa de importantes agendas na República Dominicana
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.