Ascom

No último sábado, 16, às famílias atendidas pela Unidade de Saúde do Setor Pedroso, que são beneficiárias do Programa Bolsa Família, tiveram a oportunidade de atualizar seus dados de saúde par ao sistema CadÚnico. A ação, promovida pela Secretaria de Saúde de Gurupi (Semus), teve início às 08h e terminou às 17h.

Um total de 611 atendimentos foram realizados e 236 doses de vacinas aplicadas. Cerca de 150 famílias passaram pela unidade levando as crianças para fazerem a pesagem, medir a altura, atualizar o cartão de vacina e realizar exames de sangue. As mulheres também tiveram a oportunidade de realizar coleta de citologia e prestigiaram uma roda palestra com a médica Lívia Cavalcante, sobre a importância do exame preventivo e com o enfermeiro e coordenador da USF Pedroso, Carlos Alberto Barboza, sobre vioência contra a mulher.

A dona de casa Maria Raimunda Ferreira Apurinam, que cria cinco netos, aproveitou a oportunidade e levou as cinco crianças para serem atendidos. “Tem que aproveitar essa oportunidade, pois nem sempre a gente tem como ir até o CRAS e aqui a gente só precisa vir, eles fazem tudo e manda pra lá (CRAS)”.

O coordenador da USF Pedroso explicou que a própria unidade de saúde envia os dados coletados para que a assistência social do Município insira os dados no sistema. “ Aqui, o único trabalho deles é de deslocar até a unidade. Fazemos toda a checagem, realizamos os exames de coleta de sangue, preventivos e quando chegam os resultados enviamos para os responsáveis pelo CadÚnico no município e também entregamos para as famílias, inclusive se elas não puderem vir ainda enviamos pelos Agentes de Saúde”, destacou Carlos Alberto.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJogo da competição Regional Sul do Copão Tocantins de Futebol Amador – 2024 é realizado em Cariri do Tocantins
Próximo artigoAudiência Pública na CMP debate ampliação do perímetro urbano de Taquaruçu Grande