PROCON TOCANTINS
PROCON TOCANTINS

Para evitar aglomeração de pessoas e a transmissibilidade do novo coronavírus (Covid-19) o Procon Tocantins informa que a partir desta segunda-feira, 23, os atendimentos presenciais ao público estarão suspensos. A medida se faz necessária após o Decreto nº 6.072, do governador Mauro Carlesse, declarando estado de calamidade pública no Tocantins afetado Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão estabelece e orienta que o consumidor realize o atendimento por meio da plataforma oficial de registro de reclamações no endereço eletrônico do órgão.  Na mesma estão cadastradas todas as companhias aéreas, empresas de telefonia, instituições financeiras, concessionárias de energia  (Energisa), entre outras.

“Esta plataforma é totalmente segura. O consumidor não precisa nem sair de casa para realizar sua reclamação. Ao acessar ele vai relatar o problema e a empresa vai enviar uma resposta com a possível solução da demanda”, explicou Walter Viana, superintendente do Procon Tocantins.

Atendimento Procon

Para atender as demandas dos consumidores relacionadas a fornecedores que não estão cadastrados no site, os 11 núcleos do Procon Tocantins vai receber temporariamente as reclamações por meio de e-mails e tirar dúvidas, assim como passar informações por telefone.

“Orientamos ainda que reclamações oriundas da prestação de serviços essenciais, como fornecimento de água e energia, deverão ser realizadas preferencialmente via contato telefônico com as empresas”, informou Viana.

Atendimentos por e-mail

Para realização dos atendimentos via e-mail, os consumidores deverão enviar os documentos pessoais (RG e CPF) escaneados, comprovantes de endereço, nota ou cupom fiscal. Assim como demais documentos que comprovem a denúncia. Também podem ser enviadas imagens dos mesmos.

O consumidor deve ainda mandar um texto relatando com detalhes toda sua reclamação. Todos os atendimentos por meio de e-mail ou telefone serão cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Denúncias

O setor de fiscalização de cada núcleo de atendimento vai funcionar das 8h às 18h, para atender denúncias realizadas por meio do Disque 151 ou Whats Denúncias (63) 99216-6840, além das ações de fiscalização e monitoramento. Também serão realizadas as pesquisas de preço dos produtos em supermercados, atacadistas e mercearias, postos de combustíveis, revendedores de gás e farmácias.

Atendimento interno

Todos os setores do Procon Tocantins nos 11 Núcleos de Atendimento irão funcionar das 8h às 14h em regime de escala de revezamento dos servidores.  Aqueles que compõem o grupo de risco e os que não estiverem exercendo trabalho interno na escala de revezamento deverão adotar o trabalho remoto.

Comentários do Facebook