O Ministério Público do Tocantins (MPTO) participa nesta quarta-feira, 11, das oficinas do Projeto Miracema para o Futuro, onde serão elaboradas as propostas do Plano Diretor do município. As oficinas tiveram início nesta terça-feira, 10, e estão sendo realizadas na Câmara dos Vereadores, no auditório da Polícia Militar e na Escola Municipal de Educação do Campo Vale do Tocantins.

O projeto visa planejar o desenvolvimento da cidade para os próximos 10 anos e é fruto da atuação da Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, que propôs ao Judiciário uma ação civil pública com o objetivo de obrigar a Prefeitura a regularizar o uso ordenado do solo urbano e rural do município.

A primeira atividade do projeto foi a audiência pública realizada nesta segunda-feira, 9, no auditório da Universidade Federal do Tocantins, onde foram apresentados os objetivos e as etapas para elaboração do Plano Diretor de Miracema.

Todas as atividades são abertas à participação da comunidade, empresas, entidades e sociedade civil organizada. Para a promotora de Justiça Sterlane de Castro Ferreira, com atuação na 2ª Promotoria de Justiça de Miracema do Tocantins, cada um desses setores pode contribuir trazendo ao debate as suas necessidades e fazendo apontamentos para a criação de uma política que atenda toda a população.

A implantação do Plano Diretor está prevista no Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001) e visa garantir o direito à terra urbana e rural, moradia, saneamento, infraestrutura urbana, transporte, serviços públicos, trabalho, lazer, economia, sustentabilidade ambiental, equipamento urbano e comunitário e correção das distorções do crescimento desordenado da cidade. (Luiz Melchiades)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBriga entre mulheres em bar de Palmas acaba com uma delas morta com golpe de garrafa de vidro
Próximo artigoVegetação invade acostamento da TO-226, no norte do Tocantins