A Faculdade de Ciências do Tocantins FACIT-TO mostra mais uma vez porque é considerada a faculdade que mais cresce no Tocantins. A instituição teve seu trabalho novamente reconhecido com a liberação de seis bolsas de iniciação científica CNPq. Os acadêmicos dos cinco cursos de graduação já podem fazer a inscrição para a elaboração de um projeto de pesquisa no mais importante mecanismo de incentivo à pesquisa científica do país.

O acadêmico (a) receberá um valor mensal de R$ 400,00 durante seis meses pela sua participação como bolsista PIBIC-CNPq que inclui duas horas semanais em atividades. A inscrição para concorrer às bolsas é gratuita e o prazo vai até o dia 10 de abril. Os resultados e a classificação dos candidatos serão divulgados até o dia 20 de abril no mural da FACIT, site e email. Clique aqui e confira o edital

As seis bolsas de incentivo à pesquisa são o resultado do trabalho realizado pelo Programa Institucional de Iniciação Científica da FACIT que nos últimos anos vem contribuindo com a formação de novos pesquisadores dentro da instituição. O programa institucional é coordenado pela professora Dra. Carla Cecília Alandia Román.

Para a coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da FACIT, professora pós-doutoranda Severina Alves de Almeida, as bolsas reforçam a importância da metodologia de trabalho e ensino adotada pela Faculdade de Ciências do Tocantins. “As demais instituições privadas não investem em pesquisa como é o caso da FACIT e ela tem o privilégio de ter o seu trabalho reconhecido, pois o CNPq é o órgão mais importante no Brasil, que sustenta e fomenta a pesquisa de iniciação científica. Com a iniciação científica, o acadêmico se prepara para o mestrado e doutorado. Quando ele é financiado por uma bolsa do CNPq, isso fortalece ainda mais o currículo, ele vai mais longe ainda. Isso para uma faculdade privada é um feito importantíssimo”, disse.

SOBRE O CNPq.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.

Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConcessionária realizará plantio de mudas com estudantes às margens de nascente em Araguaína
Próximo artigoEx-detento que estava em liberdade há cerca de um mês é morto a tiros em Araguaína