Com o objetivo de reinserir egressos do sistema prisional na sociedade e no mundo do trabalho, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), por meio da coordenação-geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realiza na próxima terça-feira, 02, a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), no Sistema Prisional. A solenidade será realizada no Centro de Formação e Produção e Núcleo de Apoio ao Egresso, em Palmas, a partir das 9h.

Os cursos do FIC serão realizados em oito municípios tocantinenses, a partir da próxima semana, e atenderá 180 egressos do sistema prisional; sendo ofertados nos seguintes municípios: em Araguaína, o curso de Agente de Projetos Sociais; em Babaçulândia, maquiador; em Cariri do Tocantins, para pedreiro de Alvenaria.

Também serão oferecidos cursos em Gurupi, para pintor de Obras Imobiliárias; em Lajeado, para maquiador; em Miracema do Tocantins, pintor de Obras Imobiliárias; em Palmas, agente de desenvolvimento cooperativista, padeiro, gestor de microempresa e pintor de Obras Imobiliárias; em Pedro Afonso, maquiador; em Porto Nacional, assistente de planejamento, programação e controle de produção.

De acordo com o gerente de gestão da Educação Profissional e Tecnológica, Fernando Sérgio Lourenço, as ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Cidadania e Justiça e visam à reinserção dos reeducandos do sistema prisional na sociedade. “São cursos de formação continuada, que visam capacitar para o mercado de trabalho, ou seja, estamos buscando meios de reinseri-los no mercado de trabalho após o cumprimento da pena”, ressaltou.

Os cursos têm por objetivo proporcionar oportunidades de ressocialização às pessoas privadas de liberdade, com o desenvolvimento de atividades socioeducativas e de formação, favorecendo a elas capacidade técnica específica e de trabalho por meio dos cursos ofertados.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAgrotins 2019 tem lançamento oficial no dia 08 de abril no Palácio Araguaia
Próximo artigoProcurado por praticar crimes de estupro e lesão corporal tenta se passar pelo próprio irmão para não ser preso