Presidente da Assembleia, Mauro Carlesse
Presidente da Assembleia, Mauro Carlesse

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), assumirá o cargo de governador interino do estado. O parlamentar deverá deixar os trabalhos no Poder Legislativo para assumir a chefia do Poder Executivo temporariamente devido à cassação  do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice, Claudia Lélis (PV), ocorrida hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o presidente, com serenidade e responsabilidade está preparado para assumir sua obrigação constitucional.  Carlesse aguarda a comunicação oficial da Justiça Eleitoral para assumir a chefia do Executivo.

Entenda

O TSE cassou os diplomas do governador e da vice. O processo, que analisa caixa dois durante a campanha de 2014, começou em 2015 após uma aeronave ser apreendida com R$ 500 mil em Goiás.

O julgamento no TSE começou em 2017, mas o ministro Luiz Fux havia pedido para analisar o processo, que estava parado desde então. No primeiro julgamento, a relatora do processo, ministra Luciana Lóssio, votou contra a cassação da chapa. Porém, nesta quinta, os ministros cassaram os diplomas por 5 votos a 2.

A decisão tem efeito imediato e o governador deverá deixar o cargo para realização de novas eleições, na qual o vencedor deverá ocupar o cargo até o final deste ano.Porém, a defesa do advogado pode recorrer ainda dentro do próprio órgão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputada Amália Santana recebe visita de políticos enquanto se recupera de cirurgia em Colinas
Próximo artigoKátia Abreu diz lamentar cassação de Marcelo Miranda e que os fatos sirvam de exemplo