O Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) entrega nesta sexta-feira, 27, um sistema coletivo de abastecimento de água ao povoado de Alto Real, do município de São Miguel do Tocantins, às 14h30. O sistema, que possui um volume de quase 20 mil litros por hora, faz parte da primeira etapa do programa Água para Todos/Tocantins sem sede, que estava paralisado e foi reativado nesta gestão, viabilizando água potável às 32 famílias de Alto Real.

Para o presidente da ATS, Eder Fernandes, o intuito do Governo do Estado é garantir esse bem tão essencial à vida: água de qualidade às famílias do povoado de Alto Real. “Não queremos apenas contabilizar números de obras, mas, de fato, aliviar o sofrimento de quem precisa de água para suprir as necessidades mais simples na vida de um ser humano”, ressaltou.

Com uma profundidade de 150 metros, o poço artesiano que abastecerá o povoado Alto Real apresenta uma vazão de 19,421 m³. O diretor de Planejamento da ATS, engenheiro Anderson Messias, garante que esse volume é suficiente para atender à comunidade, porém destaca que a interrupção no fornecimento de água só ocorrerá em caso de utilização para outros fins, que não seja o consumo humano.

Sistema

O sistema é composto por reservatório com capacidade de 20 mil litros, clorador para tratamento da água e quatro quilômetros de rede de distribuição que levará água até a porta das 32 famílias beneficiadas.

Orçado em mais de R$ 150 mil, o sistema a ser entregue, faz parte da primeira etapa do programa Água para Todos/Tocantins sem sede que beneficia ainda mais 21 municípios tocantinenses.

Com o aditivo ao convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional, mais 63 sistemas irão beneficiar outras 4.500 famílias em mais 27 municípios, em todo o Estado.

Intervenção

O sistema de abastecimento de água que será entregue à comunidade de Alto Real está entre os benefícios aprovados desde o ano passado pelo governo federal, porém estavam suspensos devido ao cancelamento do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP), que graças à gestão do governador Marcelo Miranda junto ao Ministério da Previdência Social (MPS) garantiu a renovação do Certificado. (Luciene Lopes)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrimeira fase das obras Ecoporto Praia Norte será entregue nesta sexta-feira
Próximo artigoCaso Clébio: polícia trabalha com hipótese de crime passional, mais um acusado foi preso