Os condutores de veículos e pedestres ganham em segurança e praticidade com a implantação de um extenso projeto de sinalização de trânsito executado pela Prefeitura nas ruas e avenidas de Pedro Afonso. O projeto prevê uma completa sinalização vertical e horizontal, que atinge a maioria dos setores da cidade, além da adoção de sentido único em vias públicas de tráfego intenso, visando facilitar o fluxo de veículos.

Os trabalhos de implantação da sinalização vertical, com a instalação de cerca de 300 placas, foram iniciados na segunda-feira, 23, e prosseguem até a sexta, 3. As ações, atualmente, se estendem pela rua João Damasceno de Sá e, nos próximos dias, atingem a rua Mestre Bento e, posteriormente, a Rua Ribeirão. As vias públicas estão recebendo placas, como por exemplo, de parada obrigatória, velocidade máxima, sentido proibido, passagem de pedestre e área estudantil.

A sinalização horizontal consiste na pintura, com tinta apropriada, de faixas de pedestre e de interseção seccionadas e continuas, antes de cruzamentos e quebra-molas, além de faixas pontilhadas e implantação de depressões na pista, os chamados sonorizadores. A execução desta etapa do projeto tem previsão para se estender por cerca de 90 dias, pois depende de condições climáticas favoráveis.

O projeto também prevê alterações voltadas a desafogar o tráfego na região central da cidade. A rua João Damasceno de Sá terá sentido único na direção bairro-centro, enquanto a rua Guimarães Natal terá mão única do centro para a praia. A rua Balduino Pereira da Costa terá sentido único da João Damasceno de Sá até a Benjamin Constant, ao lado do Centro Comercial Carlos Cardoso (Pop Shop). A implantação do projeto exigirá um investimento total de R$ 160 mil, provenientes de recursos próprios da Prefeitura.

Segundo o prefeito Jairo Mariano, o projeto de sinalização atende uma necessidade da população, visto que a cidade vem se desenvolvendo e com isso aumenta a quantidade de veículos e pedestres. “Com a nova sinalização os moradores de uma forma geral ganharão com mais segurança e comodidade ao circular nas vias públicas, além facilitar a chegada de investimentos”, disse.

A Prefeitura, em parceira com o Detran-TO (Departamento de Trânsito do Estado do Tocantins), colocou em andamento uma ampla campanha educativa sobre a nova sinalização e as alterações no trânsito. A iniciativa conta com a impressão de folders, blitzen educativas e palestras para informar e conscientizar os moradores.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSSP garante que cerca de 600 policiais civis comunicaram o retorno as atividades
Próximo artigoGoverno marca reunião com sindicatos, mas, servidores da saúde mantém greve