O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Clenan Renaut de Melo Pereira, encaminhou nesta terça-feira, 24, ofício a dois Cartórios de Registro de Notas do município de Araguaína, com o objetivo de orientar no atendimento de usuários surdos-mudos.

No documento, o PGJ cita a Recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na qual orienta sobre a adoção de medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atendimento, de modo a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência.

“O acesso aos serviços oferecidos pelos cartórios é um direito do cidadão. É dever destes estabelecimentos definir procedimentos que garantam o atendimento de todos, inclusive de pessoas com deficiência”, comentou Clenan Renaut.

Entenda

A orientação aos cartórios de Araguaína foi motivada pelo depoimento de um casal de deficientes físicos, que procurou o Ministério Público Estadual. Segundo o relato, os dois cartórios se negaram a expedir uma declaração de união estável pelo fato de ambos serem surdos. (João Lino Cavalcante)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUnitins será tema de audiência pública na AL nesta quinta,26
Próximo artigoMPE requer que Energisa leve energia elétrica ao Povoado Grotão em Axixá