Passados quase três meses desde a posse do Governador Marcelo Miranda (PMDB), até o momento não foram nomeados os Chefes Locais e Delegados Regionais das Unidades Locais de Execução de Serviços da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC-TO), autarquia que é responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado. O impasse preocupa a comunidade ruralista, pois sem responsáveis pela política de Defesa Agropecuária, o Tocantins corre risco até mesmo de perder a certificação internacional de zona livre contra febre aftosa com vacinação.

O Presidente do Sindicato dos Inspetores de Defesa Agropecuária da ADAPEC (SINDEFESA-TO), Antônio Caminha, diz que a situação é preocupante, pois não tem ninguém responsável pela assinatura de documentos oficiais. Faltando ainda, coordenação sobre as vigilâncias nos programas sanitários oficiais. O mais grave ainda é que dois inquéritos para conhecimento da existência de doenças estão em andamento (Brucelose – Tuberculose e Peste Suína Clássica) e faltam menos de sessenta dias para abertura da campanha de vacinação contra febre aftosa, que deve ser realizada de 1º a 30 de maio.

Antônio Caminha disse que a demora em definir a estrutura do órgão e as pessoas responsáveis pelas execuções das atividades põe em risco um trabalho de 17 anos, e que a expectativa era de que a política de defesa agropecuária fosse melhorar na atual gestão. Com a eleição de Marcelo Miranda, houve uma expectativa positiva para que o avanço da Agência fosse efetivamente concretizado, entretanto, até o momento nenhuma nomeação foi efetivada, nem tampouco a estrutura do órgão proposta foi viabilizada.

Caso prossiga o impasse, o Tocantins passará a ser visto como um estado desorganizado perante o Ministério da Agricultura, e isto põe em risco suas credenciais para avançar para zona livre de aftosa sem vacinação. Pior ainda será um rebaixamento, por conta da desorganização. O Presidente da ADAPEC, Humberto Camelo, reconheceu recentemente que está aguardando para os próximos dias a definição da estrutura e dos nomeados.(Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorElenil da Penha pede diálogo do governo com servidores para evitar outras greves
Próximo artigoMorre juiz Armindo Reis que se envolveu em acidente em Imperatriz; velório acontece na Associação Médica