Júnior Coimbra (PMDB)
Júnior Coimbra (PMDB)
Júnior Coimbra (PMDB)

A comissão especial que analisa a Medida Provisória 636/13 realizou na tarde de ontem, 18, reunião de audiência pública para discutir o texto que permite ao assentado da Reforma Agrária quitar débitos assumidos para construção e reforma de habitações rurais em condições de pagamento semelhante às atuais regras instituídas pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que integra o Minha Casa, Minha Vida.

Com a presença de representantes de vários órgãos do Poder Executivo e de entidades ligados aos assentados, a audiência pública foi presidida pelo deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), que considerou bastante positivo o debate.

Segundo os representantes do governo federal, o PNHR tem o objetivo de conceder subsídios, com recursos do Orçamento da União, a agricultores familiares, trabalhadores rurais, quilombolas, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, indígenas e demais comunidades tradicionais com renda bruta anual de até R$ 60 mil.

Conforme explicações dos debatedores, para o enquadramento nas condições de pagamento do Programa Nacional de Habitação Rural será considerado o valor contratado, atualizado à taxa de 0,5% ao ano desde a data da concessão até a data da formalização.

Também foram discutidos na reunião os outros pontos da MP 636 que concede também o perdão das dívidas referentes a operações contratadas entre 01 de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2004 por meio de Cédulas de Produto Rural – CPR, no âmbito de aquisição de alimentos e a extinção do Fundo do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária (PROCERA).

Para o presidente da Comissão Especial, deputado Júnior Coimbra, a medida provisória faz justiça ao igualar os mesmos percentuais de encargos do Programa Minha Casa, Minha Vida urbano para o Minha Casa, Minha Vida rural. “Os assentados pagaram taxas bem superiores às pagas pelos mutuários da zona urbana”.

(ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorUnidade de Saúde do Alto Bonito realiza palestra sobre o diabetes e hipertensão arterial
Próximo artigoAtaídes consegue colocar na pauta de votação a PEC 77 dos Agentes de Trânsito