A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (05), a Operação Horizonte Seguro, com o objetivo de coibir práticas relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio do armazenamento, compartilhamento e produção de conteúdo sexual infantojuvenil.
Durante a ação, os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão em uma cidade localizada no sul do estado do Pará. Na residência do suspeito, foram apreendidos aparelhos eletrônicos supostamente utilizados na prática dos crimes. O mandado foi expedido pela Justiça Federal do Tocantins.
As investigações seguem com a análise do material apreendido, que será submetido à perícia criminal em informática, com o objetivo de confirmar a participação do investigado, além de identificar possíveis outras vítimas ou envolvidos.
O suspeito poderá responder pelos crimes de produção, posse e compartilhamento de imagens e vídeos de exploração sexual infantojuvenil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além do crime de indução de menor, previsto no Código Penal. Somadas, as penas podem ultrapassar dez anos de reclusão.
O nome da operação faz referência ao trabalho contínuo da Polícia Federal na proteção de crianças e adolescentes contra abusos sexuais, com foco na preservação de seus direitos e de seu futuro.


